De acordo com a matéria publicada pelo site O Globo, a Nokia anuncia que pretende lançar nas próximas semanas seu primeiro modelo de smartphone com Windows Phone, sistema operacional esta de sua parceira Microsoft; lembramos que a Nokia e a Microsoft firmaram parceria para realizar este projeto.

Conforme Stephen Elop, executivo-chefe da Nokia, falou que; "Acreditamos que existe uma oportunidade clara para um ecossistema alternativo", referindo-se a concorrência com os aparelhos da Apple e os smartphones que usam o sistema operacional do Google, o Android.

A Nokia, maior empresa mundial de celulares, vem perdendo muito espaço para outros fabricantes em meio ao avanço dos smartphones. Com isso muda sua estratégia e firma parceria com a Microsoft para desenvolver aparelhos baseados no Windows Phone e assim procura recuperar terreno perdido neste segmento.

Pois vale lembrar que hoje a empresa finlandesa, perdeu espaço para suas concorrentes como a Apple e Samsung, uma liderança neste segmento que já durava 15 anos. As vendas de celulares e outros aparelhos deste tipo da marca tiveram uma queda de 20% no segundo trimestre, sendo que neste mesmo período, o mercado registrou um aumento de 10%.

Com isso, a empresa também planeja cortar gastos, pois anunciou na última semana, um projeto de contenção de gastos, onde pretende demitir cerca de 3,5 mil empregados até o final de 2012.

Agora resta-nos esperar para ver até onde esta parceria irá chegar e também aguardarmos o novo aparelho da Nokia/Microsoft.