Não é de hoje que os grandes navegadores que existem na internet disputam o melhor lugar ao sol. Para tanto, quem está em segundo lugar no ranking dos mais usados poderá perder o posto para o terceiro lugar.

De acordo com informações da empresa de métricas StatCounter, o navegador Chrome, do Google, deve ultrapassar seu concorrente Firefox até o mês de dezembro. Atualmente o Firefox detém 27,49% do setor, enquanto o Chrome possui 23,6%.

Esses números podem parecer estranho para a informação, mas o navegador do Google tem aumentado muito sua participação no ramo em aproximadamente 8% desde do início do ano, já o Firefox registrou uma queda de 4% neste mesmo período. Se o Chrome continuar com essa porcentagem de crescimento, em dois meses ele alcançará a casa de 26,6% no mercado e assim ficará à frente de um de seus concorrentes, o Firefox que deve ter 25,3% em dezembro.

Sendo assim, preocupados com essa queda, a Mozilla em um contra-ataque para evitar uma maior queda na porcentagem de seu navegador Firefox, acelerou seu ciclo de versões, mas não agradando muito seus usuários, que estão reclamando pelas freqüentes mudanças de interface e pela falta de compatibilidade dos add-nos de uma versão para a outra.

A briga pelo segundo lugar no mundo dos navegadores continuará assim, muito boa até o final do ano, sendo que o Internet Explorer continua firme na liderança com 41,7% do mercado de navegadores.