De acordo com uma pesquisa realizada pelo Economist Intelligence Unit e pela Business Software Alliance (BSA) e divulgada hoje, terça-feira, o Brasil subiu uma posição no ranking relacionado a competitividade no setor de Tecnologia da Informação.

A pesquisa avalia 66 países e conforme resultado, a melhora na posição obtida pelo Brasil deve-se ao fato do bom ambiente de negócios que temos no país, pelo grande número de estudantes na área de TI e ainda pela melhora no setor jurídico. Apesar da melhora nesse sentido, o país perde pontos no que diz respeito a alta tributação e assim baixa concentração de computadores e banda larga.

No resultado na pesquisa, o Brasil aparece em 39° lugar geral, ficando à frente de países como o México, Argentina e Colômbia. Na primeira edição do ranking o Brasil aparecia em quatro posições abaixo, isso no ano de 2007.

Um dos países que subiu consideravelmente de posição foi a Índia, subindo dez posições. Os Estados Unidos, Finlândia, Cingapura, Suécia e Reino Unido, ocupam as cinco primeiras posições do ranking.

"De forma geral, as superpotências de TI já estabelecidas em nível global estão mantendo sua força, mesmo diante da crise econômica. No entanto, novos concorrentes avançam sobre esse domínio", disse Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil.