Como parte do projeto de desenvolvimento tecnológico de infraestrutura, a TIM investe R$ 20 milhões na ampliação da capacidade de tráfego e na qualidade da sua rede. A nova iniciativa prevê a substituição de todos os equipamentos do núcleo IP (Rede Nacional IP Multiserviço) por uma tecnologia considerada a mais avançada do mercado de telecom: o Terarouter CRS-3 (Carrier Routing System). Pioneira no Brasil e uma das primeiras operadoras no mundo a utilizar esses roteadores, a TIM planeja finalizar a instalação das máquinas, 12 no total, até o fim de novembro.

A nova geração de roteadores possui capacidade individual de até 4,5 Terabits por segundo, sendo 14 vezes superior à utilizada atualmente pela TIM Brasil e até três vezes maior que as demais tecnologias existentes no mercado. Fabricado pela Cisco Systems, uma das principais empresas no segmento de redes IP, e implementado em parceira com a Italtel, o sistema de roteadores CRS3 é definido como a base evolutiva das redes de nova geração. Os equipamentos garantem maiores níveis de capacidade de transmissão, qualidade, segurança e avanço tecnológico para as aplicações atuais e futuras (internet, vídeo, voz e cloud services), proporcionando aos clientes mais velocidade, confiabilidade e segurança no tráfego de voz e dados.

"A TIM é a primeira operadora do Brasil e a segunda da América Latina a investir na mais avançada tecnologia em termos de equipamentos de redes IP. Com a capacidade disponibilizada pelos novos equipamentos é possível fazer o download de mais de 15 mil filmes de alta definição em um minuto, além de garantir um novo e mais alto padrão de qualidade, permitindo, por exemplo, o rápido redirecionamento dos fluxos de dados em caso de falha, sem que a mesma seja percebida", diz Claudio Merulla, responsável pela Rede de Transporte da TIM Brasil.

"A Cisco se orgulha em fazer parte da construção de um dos backbones mais sofisticados da América Latina, ajudando a TIM a alcançar um novo patamar em sua infraestrutura de rede. Os desafios enfrentados pela TIM, Cisco e Italtel ao longo de todas as fases deste projeto foram superados com determinação e rapidez, demonstrando a estreita parceira entre as empresas", destaca Rodrigo Dienstmann, diretor de Operadoras da Cisco do Brasil.

Do total de roteadores, oito serão instalados no núcleo da rede e quatro na função de peering (roteadores que habilitam o acesso à internet). O novo sistema atenderá à necessidade crescente de conectividade dos usuários, tanto no mercado de telefonia móvel como na fixa, nos segmentos residencial e corporativo, e com outros backbones nacionais e internacionais.

"Apenas sete meses após a definição do escopo do projeto, conseguimos comprar, validar os equipamentos, seguindo o padrão de industrialização exigido pela Telecom Italia, e iniciar a implantação física, com a ativação de três equipamentos. Nos próximos três meses iremos também completar a ativação comercial. Trata-se de um projeto ambicioso que virou realidade graças à parceria com a Cisco e a Italtel, que permitirá à TIM ter a mais evoluída rede IP do Brasil", conclui Merulla.