Lançado hoje, quinta-feira pela Microsoft, um concurso que oferecerá uma premiação no valor de US$ 250 mil dólares para pesquisadores que desenvolverem tecnologias de segurança que mexam com classes inteiras de explorações.

O concurso é denominado de BlueHat Prize, e está pagando um valor que supera qualquer recompensa para caça de bugs oferecida por seus rivais. A companhia fala que; "A competição é um esforço para estimular os cérebros dos pesquisadores a irem além de uma vulnerabilidade aqui e um bug ali... queremos tornar mais custoso e difícil para os criminosos explorarem as vulnerabilidades", disse a estrategista sênior de segurança da Microsoft, Katie Moussouris.

Para Moussouris, "esse concurso é uma mudança na política da empresa, que um dia falou que não teria interesse nesse tipo de premiação". Com essa iniciativa a Microsoft já está recebendo elogios de especialistas, como o do diretor de operações de segurança da Circle Security, Andrew Storms, que falou; "Estou otimista com isso porque é algo novo e diferente, a indústria de segurança precisa de algo assim..., essa é uma idéia simplesmente fabulosa".

O anuncio do concurso foi durante a Conferência Hacker Black Hat, que está acontecendo nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.