Imagens divulgadas pela NASA nesta quarta-feira mostram o primeiro asteróide de Troia que orbita o Sol junto com a Terra. Conforme notícias divulgadas pela Agência Espacial Americana, Troias nada mais são, do que asteróides que compartilham a mesma órbita com um planeta, próximos de pontos estáveis, defronte ou por trás dele, assim sendo, nunca haverá colisão entre eles.

Tendo muita dificuldade em encontrá-los, cientistas já haviam informado que o planeta Terra teria Troias, como são muito pequenos e muito próximos ao sol, do ponto de vista da Terra a dificuldade é muito maior de avistá-los.

De acordo com Martin Connors, da Universidade de Athabasca, no Canadá, disse que; "Estes asteróides habitam principalmente à luz do dia, tornando-os muito difícil de ver". Connors é o autor principal de um novo documento sobre a descoberta, que fora publicado em 28 de julho na edição da revista Nature.

O asteróide tem aproximadamente 300 metros de diâmetro e uma órbita incomum, com uma linha complexa perto de um ponto estável no plano orbital da Terra. Conforme a NASA, o objeto encontra-se a 80 milhões de quilômetros do nosso planeta e pelo menos nos próximos 100 anos e segundo informações ele não se aproximará a menos de 24 milhões de quilômetros.

De janeiro de 2010 a fevereiro de 2011, a NASA com o telescópio WISE, fotografou todo o céu em luz infravermelha.