De acordo com imagem do telescópio espacial Herschel, foi solucionado a origem de partículas de água em uma das luas de Saturno. Problema que já intrigava cientistas por mais de 14 anos, foi solucionado; a origem dos vapores de água na atmosfera superior de Saturno foi encontrada em uma das luas do planeta, a Enceladus.

Conhecida a partir de agora com a única lua do Sistema Solar capaz de influenciar a composição química do planeta que orbita. O volume dos vapores de água é tão grande que chega até o planeta em questão.

A lua Enceladus chega a evaporar aproximadamente 250 kg de vapores de água. Dos 250 kg de vapores, cerca de 3% a 5% são perdidas no espaço e se deslocam até Saturno. O fenômeno, não é assim considerado um grande avanço da tecnologia.

Conforme os astrônomos não conseguiam detectá-las por causa dos vapores que não eram transparentes, daí que entra a ajuda do telescópio espacial Herschel que através de suas ondas vermelhas realizou essa descoberta.

Já fora achado em 1997 pela primeira vez água na atmosfera superior de Saturno pelo telescópio da Agência Espacial Européia, sendo essa a segunda descoberta de água neste planeta.