Quem costuma usar o Google Search deve ter percebido que o maior site de buscas está avisando os usuários que tem o computador infectado por malwares. Assim, se há uma notificação no topo da página é bem provável que sua máquina esteja com problemas.

Durante muito tempo o Google alertou os seus usuários sobre possíveis páginas que continham malwares em seus resultados de busca. A empresa também disponibilizou ferramentas de segurança open source, para tanto, esta é a primeira vez que a companhia avisa diretamente o usuário sobre os problemas na máquina.

Damian Menscher, engenheiro de segurança do Google, disse que os responsáveis pela segurança da empresa descobriram tráfegos de pesquisas incomuns durante uma manutenção de rotina em um dos seus centros de dados. "Depois de colaborar com engenheiros de segurança de várias empresas que enviavam este movimento modificado, determinou-se que os computadores que exibem este comportamento foram infectados com um software malicioso."

O Google disse que milhões de computadores podem ter sido afetados e ainda, a fonte da infecção pode ser um falso programa antivírus. Deste modo, se os programas antivírus legítimos não conseguirem corrigir o problema, o Google fornece instruções para que o usuário possa remover manualmente um arquivo host do Windows que é responsável pelo redirecionamento das buscas.