Foi informado hoje, sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, que sua página na internet foi invadida por hackers, às 4 horas da madrugada. O IBGE informou que o "banco de dados" de todas as pesquisas ficou preservado, não sendo encontrados pelos hackers.

Além do site do IBGE, outros sites do governo federal também foram invadidos por hackers, entre eles, o site da Receita Federal, de alguns Ministérios, o da Presidência da República e até mesmo o site da Petrobrás. Jorilson Rodrigues, especialista em segurança da informação não acredita em ataques com motivação ideológica, de acordo com Rodrigues, esses grupos que atuam no Brasil apenas querem ganhar notoriedade e não possuem interesses em roubar dados.

De acordo ainda com Rodrigues, ele disse que, "Existem um ranking entre grupos e eles competem entre si, sendo que, quanto mais sites de governo e mais importantes eles conseguirem atacar, mais eles acreditam que estão sendo respeitados entre os grupos. Não acredito em motivação política ou ideológica porque não há uma causa por trás, eles querem mesmo é dar publicidade ao grupo".

Rodrigues esclareceu que há sim, dados importantes que necessitam ser disponibilizados em rede para que outros servidores públicos tenham acesso, e que essas informações só possam ser acessadas através do uso de uma senha e assim impedir que grupos de hackers consigam acessar o conteúdo a que não queira publicidade.