Cuidado! Foi anunciado hoje pela empresa de segurança Kaspersky um novo worm na rede social Facebook. Ao usuário acessar a página, ou clicar em um link malicioso sem ter certeza do que se trata, surgirá um alerta de que o usuário terá que atualizar um aplicativo para continuar vendo o conteúdo em questão, quase parecido com os que encontramos hoje no Orkut; mas o que realmente acontece? Bom, explicamos melhor.

Ao clicar na caixa de diálogo para realizar o download, o usuário baixa na verdade, um aplicativo malicioso, assim que o download for totalmente salvo, este programa fará o download de outros códigos maliciosos e ai que entra o golpe, pois esses aplicativos irão roubar informações bancárias, além de credenciais de acesso a contas de e-mail e de redes sociais da pessoa que estiver acessando e realizando o procedimento em sua conta no Facebook.

De acordo com a Kaspersky, este é o primeiro worm desenvolvido no país para usuários do Facebook e ainda alerta os usuários da rede social que os cibercriminosos podem repassá-lo para o Orkut, Twitter e até mesmo serviços de mensagens instantâneas, como Gtalk e Messenger. Conforme a empresa de segurança da internet já informou o Facebook sobre o problema, mas mesmo assim usuários já foram infectados com o worm; então amigo leitor muito cuidado ao entrar em sua rede social, não aceite convites ou acesse link desconhecidos.