Pesquisa realizada pela Hitwise durante o período de 12 semanas que teve seu encerramento no dia 28 de maio apontou queda do Google entre os sites de pesquisa. O Google Brasil ainda é líder no mercado de buscas nacional com 89,45%, mas com queda de 5,29%, já o Bing da Microsoft teve maior sucesso neste período.

A Hitwise é empresa que realiza serviços para Serasa Experian, fornecendo informações semanais sobre a interação de 500 mil pessoas espalhadas em todo o país, pesquisando mais de 400 mil sites internacionais e nacionais.

Entre a pesquisa, o site de buscas da Microsoft, o Bing foi a que mais cresceu, com 269%, mas mesmo assim permanecendo em segundo lugar com 5,61% das buscas no mercado nacional. Na terceira posição aparece o Google.com, com 2,42%, lembrando que em primeiro lugar encontra-se o Google Brasil com 89,45%; na quarta posição aparece o Google Portugal, com 1,23% e na sequência o Yahoo Brasil, com 0,67%, o Ask.com, com 0,22%, o UOL, soma 0,20%, o Yahoo.com, com 0,059%.

O dado mais curioso da pesquisa foi que as buscas com três palavras são a maioria, tendo 20,67% do total.