De acordo com notícias anteriores, o Facebook ativou o recurso de reconhecimento facial em sua rede social. Tal recurso não agradou todos os seus usuários e, por este motivo, a rede social de Mark Zuckerberg admitiu que deveria ter avisado os usuários sobre tal acréscimo, o que os levou a pedir desculpas aos internautas.

O recurso de reconhecimento facial tem por objetivo simplificar a vida dos usuários pois, quando alguém publicasse uma foto em sua conta, o recurso detectaria automaticamente as pessoas presentes.

Um porta-voz da rede social relatou à BBC que houve alguns equívocos sobre o fato ocorrido e ainda pediu desculpas aos usuários pela expansão da nova ferramenta sem solicitar consentimento de uso. Para completar, o porta-voz ainda sugeriu à todos que assim desejassem, desabilitar o recurso nas configurações de privacidade.

A Sophos, companhia de segurança computacional, havia escrito uma carta aberta à rede social em abril solicitando que o recurso funcionasse  apenas com a autorização dos usuários, ao invés de fazer com que eles desabilitassem a possibilidade. "Infelizmente, mais uma vez, o Facebook parece compartilhar informações pessoais por padrão", disse Graham Cluely, consultor de tecnologia sênior da Sophos, em mensagem oficial no blog da companhia.