Irã pretende criar sua própria web, segundo informações do The Wall Street Journal. Com esta medida, o governo iraniano pretende acabar de vez com a luta pelo controle da internet, isto de acordo com observadores da política iraniana.

Conforme estratégia tomada pelo governo do Irã, poderá chegar ao fim o uso da rede mundial naquele país, ficando somente com o conteúdo que o governo liberará em sua rede, com isso, os custos para os consumidores irão reduzir. Dentro do planejamento de criação de uma rede interna para internet, 60% do domínio da web pessoal e interna seriam novos.

O prazo dado pelo governo é de que em dois anos, o serviço de internet própria seria estendido para todo o país, conforme explicou o diretor do instituto de pesquisa do ministério das telecomunicações do Irã, o Sr. Reza Bagheri.

O chefe de assuntos econômicos do Irã, Ali Aghamohammadi, disse que, "A nova rede, num primeiro momento, irá operar em paralelo com a internet mundial, em que bancos, ministérios e grandes empresas continuarão a ter acesso regular à rede, eventualmente, a rede nacional poderá substituir a internet global e assim como em outros países islâmico, promete Aghamohammadi.