O número de brasileiros que acessam a internet está em pleno crescimento. No mês de março o número superou a marca de 43 milhões de usuários ativos. Dentre os usuários ativos, caracterizam-se aqueles que fazem uso da internet tanto no trabalho quanto em casa e que a mais de dois anos acessam a Internet ao menos uma vez no mês em questão.

Conforme o balanço realizado pelo Ibope Nielsen Online, em comparação com o mês de fevereiro, o aumento foi de 4,4% de  usuários ativos da web. O usuário brasileiro ficou aproximadamente 66h25min conectado à internet no mês de março, isto levando em consideração o tempo de uso do computador no trabalho e também em casa.

No ano de 2010, o Brasil possuía 37,9 milhões de usuários da internet, comparando com este ano, o aumento foi de 13,9%. Este ritmo deverá continuar crescendo nos próximos anos, já que, a grande tendência é informatizar grande parte da população. Em março, o número de usuários residenciais da internet, obteve o número de 35,1 milhões. No mesmo mês do ano passado, foi registrado 29,1 milhões de usuários, sendo assim, um aumento de 20,7%.

 "A maior parte do crescimento do número de internautas nos últimos meses pode ser atribuída ao aumento da presença do computador com internet nas residências", foi comentado no relatório. Conforme o Instituto de pesquisas, o número de pessoas que possuem acesso à internet em qualquer lugar, sendo residência, escola, trabalho, lan houses, ou mesmo em outros espaços, registrou a marca de 73,9 milhões no último trimestre no ano anterior.

Este aumento foi bastante significativo para o país, para tanto, não significa que a qualidade da internet esteja melhor.  Pelo padrão internacional, apenas 20,7% dos internautas brasileiros possuem conexão rápida, considerada acima de 2 Mbps.  Em países desenvolvidos como a Suíça, por exemplo, o número chega a 90%.  Nos Estados Unidos o número é de 70%.