Estava previsto para hoje a tarde o último vôo do ônibus espacial Endeavour. Muitas pessoas estavam no local do lançamento afim de conferir o espetáculo. Dentre as milhares de pessoas dispostas a ver o lançamento da Endeavour está a família presidencial americana. O lançamento do ônibus espacial Endeavour, previsto inicialmente para esta sexta-feira (29), foi adiado por pelo menos 72 horas devido a um problema técnico, anunciou a Nasa.

A causa do cancelamento foi um problema nos aquecedores da Unidade de Energia Auxiliar 1, assinalou a Nasa. Três unidades de energia fornecem pressão hidráulica para os motores principais da nave durante o lançamento, e para o trem de pouso e os freios, durante o pouso. São componentes cruciais, e têm de estar em perfeitas condições antes de cada lançamento. Os técnicos da Nasa agora investigam as causas do problema.

O número de pessoas esperadas para ver o lançamento do ônibus espacial é de 700.000 mil. Outra personalidade aguardada é a deputada Gabrielle Giffords, esposa do comandante da missão. A deputada sobreviveu a um tiro na cabeça, decorrente de um atentado em janeiro.Para evitar transtornos, a localização exata da deputada Giffords está sendo mantida em segredo. Ela chegou quarta-feira, dia 27, ao Cabo Canaveral. Especula-se que ela fique juntamente com a família do presidente Obama em um local reservado no Centro Espacial Kennedy.

O último lançamento da Discovery, no mês de fevereiro, atraiu muitos populares. Cerca de 400.000 mil pessoas prestigiaram o momento. "As pessoas estão subindo na capota dos carros, ficando em todos esses lugares, coisas que provavelmente não eram vistas desde os anos 60, quando estávamos indo para a Lua", comentou o diretor de voos da Nasa, Jeff Spaulding.

Esperamos que o último lançamento seja um grande sucesso, e assim, encerrar o  trabalho do ônibus espacial. Conforme já anunciado, o mais novo ônibus espacial da frota, o Endeavour, que foi construído para substituir o Challenger, após sua última partida ao espaço, será enviado ao Centro de Ciência da Califórnia para apreciação do público.