Bill Gates e sua família estavam aproveitando as férias na selva Amazônica, porém, tiveram que deixar o Brasil por notificação da Polícia Federal. Criador da Microsoft e do Windows, um dos homens mais ricos do mundo, deixou ontem o Brasil. Segundo informações, a notificação deve-se ao fato que sete funcionários de Gates estavam com problemas nos vistos de entrada.

Bill Gates já conhecia o Amazonas. Nos anos de 2007 e 2009 havia passado férias no estado. Ele costumava se instalar na Zona Rural de Manaus ou mesmo em cidades interioranas do Amazonas. O procedimento da Polícia Federal em notificar os funcionários de Gates, deve-se ao fato que eles, como tripulantes das embarcações de Gates, deveriam portar visto de "Temporário II", ao invés de registros de turistas, como estava nos passaportes.

Além dessa irregularidade, a Assessoria da Capitania dos Portos informou que, no sábado, o iate que Bill Gates costumava passear pelos rios amazônicos e o Silver Cloud, que estavam seus funcionários, foram fiscalizados por agentes federais e constaram que o grupo não tinha autorização para navegar em águas brasileiras.

O grupo ficou detido por 12 horas após a abordagem, no entanto, Gates não estava presente na ocasião. Eles foram liberados com a condição de deixar o Brasil no prazo de três dias. Na madrugada, Gates, a família e os funcionários embarcaram em um avião saindo de Manaus rumo a Miami, nos Estados Unidos.