O Skype surgiu no ano de 2003, e desde a data vem agradando muitos aos usuários. A gratuidade, facilidade e qualidade do programa faz com que o número de usuários cresça a cada dia. O programa já é conhecido por oferecer ensino a distância. Porém, não possuía um canal próprio para atender ao grande público voltado à educação. A empresa, por sua vez, acaba de anunciar a criação de um programa específico ao mercado docente, chamado de "Skype in the Classroom", em português, Skype na sala de aula.

Neste programa, os professores poderão criar perfis com informações diversas, como suas aulas e assuntos pertinentes ao seu meio. A partir das informações, os professores poderão encontrar outros profissionais de qualquer parte do mundo, e assim, trocar informações. A versão beta desse programa foi lançada no ano passado e, estima-se que aproximadamente 4 mil professores tenham se inscrito e assim, puderam realizar trabalhos em conjuntos com outros profissionais da área.

A empresa afirma que o Skype sempre teve muito interesse em ações ligadas à educação. Para isso já havia criado o "Peace One Day", que leva recursos educacionais às escolas de todo o mundo, e o "Global Learning Exchange", no qual oferece matérias de aula para os alunos. Quem tiver interesse em participar dessa nova ferramenta, basta fazer o logon em education.skype.com. Você precisa usar as informações da conta do Skype e criar um perfil com seus interesses, localização e faixa etária de seus alunos. Após este passo, você poderá encontrar projetos, professores e outros recursos que combinem com seu interesse e necessidade.  Lembre-se: Tudo é gratuito.

A ferramenta do Skype só está disponível em inglês e não há previsão para uma possível tradução.