Como fica a vida digital após a morte?

Neste último sábado a atriz Cibele Dorsa, de 36 anos, suicidou-se. Ela se atirou da mesma janela que seu noivo também havia cometido suicídio

Como fica a vida digital após a morte?

Neste último sábado a atriz Cibele Dorsa, de 36 anos, suicidou-se. Ela se atirou da mesma janela que seu noivo também havia cometido suicídio. Antes do suicídio a atriz postou no perfil do seu Twitter a seguinte mensagem: "Lamento, eu não consegui suportar a morte nos meus braços, mas, lutei... até onde pude". Logo após o acontecido, a sua irmã postou uma mensagem no Twitter: "Queridos amigos, Hj é o dia mais triste da minha vida, minha irmã faleceu às 2 da manhã! Sei que ela está com Jesus, mas a dor e a saudade são muito forte!!!"

Após a postagem a página encheu de recados para a família e para a própria atriz recentemente falecida. Este fato não acontece somente com pessoas famosas, mas também com outras tantas pessoas anônimas. Então, o que acontece com os perfis após a nossa morte? A resposta é muito ampla. Tecnologicamente falando, muitos sistemas acabam por deletar os perfis a pedido dos familiares ou mesmo após muito tempo sem uso. Outros, no entanto, a família acaba por utilizar este perfil como um refúgio para encontrar seu ente querido.

No entanto, sabe-se que a internet não possui total controle sobre os perfis das pessoas falecidas. Algumas redes sociais adotam o hábito de enviar e-mails para as pessoas que não estão mais freqüentando as redes, assim, saber se elas estão ou não vivas. No ano de 2010, o Twitter se propôs a apagar as contas dos usuários falecidos e ainda realizar um backup das mensagens envidas.

Com a popularização da internet e o uso das redes sociais, os perfis são os grandes difusores do luto. Muitas pessoas recorrem às redes para lembrar um ente querido, prestar uma homenagem, ou mesmo, enviar recados, como se a pessoa estivesse lendo. Ninguém está 100% preparado para a morte, então, mesmo que você seja uma pessoa precavida, tenha entregue uma senha para um familiar ou amigo, seus desejos podem não ser considerados.

Um bom exemplo disso, aconteceu com o pedido de Franz Kafka ao seu amigo Max Brod antes de morrer. Kafka solicitou ao amigo que destruísse os livros que não haviam sido terminados. Brod, por sua vez, não atendeu ao desejo. Depois da morte de Kafka foram publicados os clássicos "O Processo" e "O Castelo".

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Twitter altera seu modo escuro para usuários de PC
Tecnologia

Twitter altera seu modo escuro para usuários de PC

Rede social Twitter altera a maneira como é exibido o modo escuro para usuários de PC (desktop ou notebook). Confira os detalhes!

Terça Livre, canal do blogueiro Allan dos Santos, é tirado do YouTube
Tecnologia

Terça Livre, canal do blogueiro Allan dos Santos, é tirado do YouTube

YouTube decide tirar do ar o canal "Terça Livre", de Allan dos Santos. Entenda o motivo pelo qual a rede social tomou esta decisão!