Não é de hoje que sabemos que a internet oferece muitos riscos, principalmente àqueles que não sabem discernir sobre o bem ou o mal. Para os adultos não é uma tarefa muito fácil identificar a veracidade das coisas ou mesmo das pessoas que utilizam a internet. Imaginem para crianças que ainda possuem uma certa ingenuidade.

Um estudo recente nos Estados Unidos concluiu que mais da metade das crianças com 12 anos  ou menos, mentem a sua idade para poder frequentar as redes sociais. Visto que, por exemplo, no Facebook a idade mínima para cadastramento é de 13 anos.

A responsável pela política de privacidade do Facebook, Mozelle Thompson, esclareceu que a rede social não é perfeita assim, é muito complicado saber se o usuário está passando os dados corretos ou não.

Segundo informações, o Facebook apaga aproximadamente 20 mil contas de usuários por dia. As contas deletadas cometem infrações do tipo: publicação de conteúdos impróprios, envio de spam e também por idade insuficiente estipulada, no caso, 13 anos.

O Senador dos Estados Unidos, Al Franken, comentou em uma nota enviada ao fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que os usuários mais jovens, entre 13 e 17 anos, são os mais suscetíveis aos predadores das redes sociais, não só no Facebook, como em toda a internet.

O Senador ainda faz um apelo aos jovens que não troquem informações pessoais com desconhecidos, como número de telefone e endereço de suas casas.

Outras autoridades também manifestaram preocupação com o uso indiscriminado da internet, como prática de bullying, pedofilia e troca de materiais inapropriados.

Para tanto, não só nos Estados Unidos, como em todos os lugares, devemos estar de olhos bem abertos às nossas crianças, além, claro, de muita instrução.