Uma nova ferramenta foi criada pelo Google, chamada Art Project. Este novo serviço irá levar os internautas a visitar qualquer museu do mundo inteiro. A ferramenta funciona semelhante ao Google Maps, na qual o usuário caminha pelas ruas e percorrre onde desejar dentro do museu.

O número de obras a serem visitadas ainda é restrito, aproximadamente mil obras poderão ser apreciadas. O dono do projeto, Amit Sood, informou ainda  que estão envolvidos nesse projeto ao menos 17 museus, incluindo o The Metropolitan Museum of Art e MoMA, em Nova York, The State Hermitage Museum, em São Petesburgo, Tate Britain e The National Gallery, em Londres, Museo Reina Sofia, em Madri, Uffizi Gallery, em Florença, e Van Gogh Museum, em Amsterdã.

Sood afirma que a maior intenção do projeto é oportunizar as pessoas que não podem visitar esses museus pessoalmente irem de modo virtual.

A visualização das obras funciona da seguinte forma: uma câmera fotografa as áeras internas dos museus em 360 graus e assim tudo é remontado e extruturado na forma digital. Assim, mais de 400 artistas irão compor o quadro de obras disponíveis em alta resolução.

Os vistantes virtuais também poderão criar suas coleções de obras de arte sem sair de casa. Quem estiver interessado nessa nova ferramenta oferecida pelo Google deverá esperar um pouquinho e depois desfrutar das obras dos grandes artistas mundiais.