O mercado de smartphones tem novo líder em plataformas, trata-se do sistema operacional Android, do Google, que superou o antigo líder no mercado, o Symbian da Nokia. A informação foi passada pela empresa de pesquisa Canalys, que informou os dados nesta segunda-feira.

A venda de smartphones contabilizando todos os fabricantes, superou a marca de 32 milhões de aparelhos com o sistema operacional Android no último trimestre do ano passado. Superando assim, a venda totais de aparelhos vendidos com o sistema operacional Symbian da Nokia, que tiveram cerca de 31 milhões de aparelhos vendidos segundo a pesquisa.

Dadas informações pela empresa de pesquisa Canalys, o sistema Android passou a contar com 22 por cento do mercado de tablet no quarto trimestre, avançando assim sobre a líder do segmento, a Apple. Dados passados pela Strategy Analystics, a participação total da Apple em tablets caiu de 95 por cento no terceiro trimestre para 75 por cento no quarto, sendo que no mesmo período o mercado como um todo disparou 120 por cento, tendo assim, quase 10 milhões de unidades.

Na concorrência dos tablets, a Samsung, como o tablet Galaxy, foi o principal concorrente do iPad da Apple no trimeste passado. Informações da Samsung conta que a empresa vendeu 2 milhões de tablets Galaxy nos últimos três meses de 2010, enquanto sua concorrente, a Apple com o tablet iPad, informou que vendeu 7 milhões de aparelhos no mesmo período.

A empresa de estratégia e análise, a Strategy Analytics, prevê um aumento na participação de mercado no primeiro trimestre para o sistema Android, com o lançamento de algumas novidades como o Xoom, da Motorola, que deverá começar a ser vendido em breve.