Uma nova tecnologia foi criada por engenheiros britânicos, da Universidade de Surrey. O STRaND-1 (Surrey Training, Research and Nanosatellite Demonstrator) será testado ainda este ano, conforme seus criadores.

A  nova  tecnologia trata-se do satélite com um "smartphone" integrado.  Este projeto está sendo desenvolvido pela empresa britânica Surrey Satellite Technology Limited.

O objetivo principal da companhia é descobrir como se comporta um telefone moderno,como o smartphone em um ambiente hostil. Segundo o líder do STRaND-1, Chris Bridges, o telemóvel poderá representar o satélite ideal, pois possui  tecnologia avançada e ainda uma fração de tamanho e peso, seu custo é relativamente baixo comparado aos sistemas de satélites já exitentes. Eles contém uma quantidade relevante de componentes, como sensores, câmeras que filmam e fotografam, sistema GPS, Wi-Fi e rádio.

Estes telemóveis serão capazes de controlar satélites. Assim, o aparelho irá rodar o sistema operacional do Google, o Android. Além disso irá tirar fotos da nosso planeta e poderá controlar um satélite de 30 centímetros de comprimento.

Ainda não foi definido qual modelo de smartphone será enviado ao espaço. O que pretende-se nessa primeira experiência é saber como será o funcionamento do invento e o mais importante,  se irá realmente funcionar como o esperado.