A Google lançou  ontem, terça-feira, um concurso  científico internacional, chamado  "Google Science Fair",  destinado para jovens. Aos interessados, os requisitos são os seguintes: Ter de 13 a 18 anos, estes podem concorrer individualmente ou em grupo de dois ou três componentes e  apresentar um bom projeto, em inglês, até o dia 04 de abril.

O concurso trata-se de uma parceria entre a gigante de buscas, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear, a Lego, a "National Geographic" e "Scientific  American".

O projeto pode ser apresentado em vídeo, de dois minutos ou mesmo um dossiê de 20 página, explicando de uma forma geral o que pretende-se fazer. Após o encerramento do concurso, um júri formado por professores irá examinar  cada ideia dos candidatos. Em maio será divulgado 60 semifinalistas. Por  fim, os projetos serão colocados online e terá uma votação aberta, assim, o público poderá eleger o melhor.

A Google, no final de maio, irá anunciar 15 nomes dos finalistas. Eles serão convidados a visitar a sede do grupo, localizada na Califórnia. Para a votação final e escolha do grande vencedor, um júri de investigadores reconhecidos mundialmente, farão a escolha final. Haverá vencedores em três categorias,estabelecidas pela faixa etária, assim distribuídos: 13 - 14 ; 15 - 16  e 17 -18 anos.

O prêmio entregue ao grande vencedor será uma viagem de dez dias às ilhas Galápagos e também uma bolsa de estudo no valor de 50 mil dólares.