Criando Relatórios com PHP ensina diversas técnicas para gerar relatórios em PHP em diversos formatos, como HTML, PDF e RTF. Visando aumentar a produtividade e facilitar a vida do programador, essas técnicas explicam a criação de relatórios tabulares com agrupamentos e totalizações, relatórios matriciais utilizados em sistemas de Business Intelligence, documentos como notas fiscais e cartas de correspondência e gráficos gerenciais de linhas, colunas e pizza. Desenvolva uma biblioteca para geração de relatórios que objetiva automatizar a criação de relatórios tabulares com Criando Relatórios com PHP.

PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo. A facilidade em aprendê-la, aliada à sua qualidade, ao seu crescimento e ao seu dinamismo, tem feito com que seja utilizada desde a construção de portais web, extremamente populares, até grandes sistemas corporativos para gestão administrativa.

Uma das grandes demandas de quem desenvolve em PHP sempre foi a geração de relatórios. Este livro ensina diversas técnicas para gerá-los em PHP, nos mais diversos formatos, como HTML, PDF e RTF. Essas técnicas explicam a criação de relatórios tabulares com agrupamentos (quebras) e totalizações, relatórios matriciais (cross-tab) utilizados em sistemas de Business Intelligence, documentos como notas fiscais e cartas de correspondência, e gráficos gerenciais de linhas, colunas e pizza. Por fim, é desenvolvida uma biblioteca para geração de relatórios que objetiva automatizar a criação de relatórios tabulares, aumentando a produtividade e facilitando a vida do programador.

Principais tópicos abordados no livro:
- introdução ao PHP, arrays, strings e arquivos;
- orientação a objetos e acesso a bancos de dados em PHP;
- bibliotecas para geração de relatórios HTML, PDF, RTF e gráficos;
- relatórios tabulares, com filtros, seleção de colunas e ordenação;
- relatórios hierárquicos (quebras) e matriciais (cross-tab reports);
- gráficos gerenciais reais e documentos (notas fiscais e cartas);
- criação de uma biblioteca simples para geração de relatórios.

Ver o livro na Novatec