Paul Allen, abriu processo contra 11 empresas de internet - Apple, Google, YouTube, Yahoo, eBay, Facebook, Netflix, Office Depot, OfficeMax, AOL e Staples -  estão na lista do co-fundador de Microsoft.

Segundo o processo, Allen acusa as empresas de usarem, sem nenhum tipo de autorização, recursos tecnológicos que ele inventou e patenteou. Algumas das tecnologias são relacionadas a algoritmos de buscas e publicidade na internet.

Os processos, que tramitam na justiça americana, revelam que Allen desenvolveu as tecnologias em meados dos anos 90, no laboratório Interval Research - um centro de pesquisa tecnológico do qual ele era um dos fundadores.

Apesar de não ter desenvolvido nenhuma tecnologia que está por trás dessas ideias, Allen alega que ele é o proprietário das patentes e que as empresas devem pagar para usá-las. O pioneiro da programação diz que as ideias em questão foram desenvolvidas em seu extinto laboratório no Vale do Silício, o Interval Research.

Google, Facebook e EBay já declararam que vão combater o processo. Um porta-voz do Google declarou que as ações de Allen estão "de acordo com uma triste tendência em que as pessoas tentam competir no tribunal ao invés de competir no mercado".

O empresário não indicou a quantia de dinheiro que quer como compensação pelo prejuízo supostamente provocado pelo uso de suas patentes. Um porta-voz de Allen justificou o processo como uma forma de proteger os investimentos feitos por ele em inovação na internet na década de 1990.