Para comemorar a marca de 500 milhões de usuários em todo o mundo, o Facebook lançou ontem o Facebook Stories, uma ferramenta para as pessoas que utilizam a rede social diariamente contarem suas histórias. O lançamento da novidade foi feito ontem por Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, por meio de um vídeo direcionado a todos os inscritos no site. Qualquer usuário pode ativar à aplicação, acrescentar a sua história e conhecer milhares de outros casos espalhados pelo mundo inteiro.

"Meio bilhão é uma marca respeitável, mas não é o número que realmente importa", disse Zuckerberg. "O que importa são as histórias que recebemos de vocês sobre o impacto que as conexões que proporcionamos causam em suas vidas."

Foi há seis anos que tudo começou

Tudo começou em 2004, quando três jovens americanos decidiram criar uma rede para contatar com os seus colegas da Universidade de Harvard. Mark Zuckerberg e outros dois estudantes, Dustin Moscovitz e Chris Hughes, desenharam uma plataforma que se pretendia circunscrever apenas à população da universidade.

Só em 24 horas, registaram-se 1200 estudantes.

Tornando-se popular para se restringir a Harvard, a rede expandiu-se, deixando de ser um brinquedo de universitários americanos. Em 2005 conquistou o Reino Unido e hoje, com 500 milhões de utilizadores, é a principal rede social do mundo, traduzida em 74 línguas e variantes de língua.

A maior fonte de rendimento da empresa, que emprega centenas de trabalhadores, é a publicidade direcionada para cada pessoa, tendo em atenção os seus gostos pessoais, uma potencialidade que é muito atrativa para os anunciantes.