Até o final deste mês de junho deve entrar em funcionamento a Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos da Polícia Civil, órgão destinado à investigação de crimes cibernéticos e também daqueles que envolvam alta tecnologia.

De acordo com o diretor do Deic - Departamento Estadual de Investigações Criminais, delegado Ranolfo Vieira Junior, o titular será o delegado Emerson Wendt, que coordena cursos específicos sobre crimes praticados na Internet.

A Repressão a Crimes Informáticos ficará no prédio do Deic, em Porto Alegre. A estrutura, segundo Wendt, contará com quatro salas, computadores, cartório e setor de investigação, entre outros.

Até o momento, ainda não foi decidido o número de agentes que serão lotados na especializada, porém se sabe que não deve ser um grande contingente, visto que grande parte das investigações será realizada no campo virtual.

O alto índice de crimes nessa área fez com que, em 2006, quando foi elaborado o plano de reestruturação do Deic, fosse incluída uma delegacia específica para essa área, segundo informa o Correio do Povo.