A versão beta do navegador Firefox será lançada ate o final de junho deste ano. O lançamento, segundo a Mozilla ocorrerá até o final do ano de 2010. O diretor do Firefox, Mike Beltzner, anunciou que a nova versão terá mais suporte aos padrões web, e a fundação está trabalhando incessantemente para tornar o produto mais veloz, estável e mais compatível com todos os sistemas no qual opera.

A Mozilla pretende reestruturar a sua interface quanto às notificações, proporcionando aos usuários do dia-a-dia menos perturbações durante a navegação e maior velocidade para execução das tarefas comuns. Aquelas reinicializações para updates serão dispensadas (graças a Deus).

Para os usuários navegarem mais rápido, o Firefox 4 suportará recursos de aceleração de hardware e integrará recursos para multitoque e para a interface Aero do Windows 7. Também está nos planos oferecer versões de 64 bits do navegador para Windows 7 e Mac OS X.

O ReadWriteWeb informou, quanto ao design, que a nova versão do browser ganhará uma nova interface e será muito parecida com o Google Chrome. Será permitido ao usuário gerenciar os sites que poderão ou não, acessar os dados locais através de uma nova janela, a qual agrupará os recursos de privacidade.

O objetivo da Mozilla é entregar a versão 4 do navegador Firefox até o Natal. A partir do segundo semestre deste ano, os usuários comuns poderão baixar para testes contendo a maior parte das novidades, mas haverá limitações quanto aos updates, os quais serão possíveis a cada duas ou três semanas.