A Apple fez um acordo com as operadoras brasileiras que comercializam o iPhone, que passaram a reduzir o preço de venda do aparelho. As operadoras, Claro, oi, Tim e Vivo tiveram redução dos preços, e informaram que não é oferta temporária, e sim redução de preço mesmo.

No plano mais caro da Vivo (Vivo completo), que sai por 609 reais mensais, o iPhone 3GS de 16 GB, que era vendido por 749 reais, é repassado por 549 reais. No pacote mais barato (Vivo 60), por 79 reais mensais, o mesmo aparelho, antes vendido por 1.699 reais, chega às lojas por 1.299 reais.

A Oi, informou que no Rio de Janeiro, seus preços estão agora na faixa de 1999 a 799 reais para o 3G e 1869 a 2649 reais para o iPhone 3GS.

Na tabela de preços da TIM para os clientes paulista, a faixa também foi reduzida e agora varia de 299 reais (iPhone 8 GB, Plano 500) até 2099 reais (iPhone 3GS de 32 GB).

No caso da Claro, a operadora afirma, por meio de comunicado, que a redução de preço de iPhone pode variar de 10% a 30%. Nos planos mais vendidos, informa, a queda está em torno de 27%.

 

Made in Brazil

No mês passado, a Apple passou a negociar com a Foxconn, que produz seus aparelhos na china, o uso de uma fábrica em Jundiaí (SP) para fabricar alguns de seus aparelhos no Brasil. A atitude pode ajudar a baratear os aparelhos no país.

A empresa tenta conseguir um Plano Produtivo Básico (PPB) para obter descontos em impostos na importação de insumos. Além disso, a Apple negocia com a Foxconn para que a fábrica receba uma linha exclusiva de montagem.

Trazer a montagem para o Brasil foi uma das formas encontradas pela Apple para combater a alta carga tributária sofrida com a importação dos produtos e, assim, dar um up nas vendas no país.