A Motorola começou a se movimentar e finalmente liberou a versão estável do Android 16 para os seus principais celulares. Como esperado, modelos da linha Moto Edge começaram a receber a última versão do sistema, que promete melhorias e novos recursos para os usuários. Como esperado, a liberação será gradual e deve atingir mais aparelhos até o final de 2025.
Motorola finalmente libera Android 16
Entre os modelos que receberão o Android 16 estão os recentes da linha Edge. Um deles é o o Motorola Edge 60 Pro, que chegou equipado com o sistema Android 15 e está ganhando agora a versão mais recente aqui no Brasil. Além disso, o mais antigo Edge 50 Fusion está sendo contemplado com a novidade no México, mas também deve chegar por aqui nos próximos dias ou semanas.
De acordo com o que foi revelado, a atualização promete melhorar a performance, otimizar a bateria e trazer novas ferramentas de personalização e segurança. Como de costume, a Motorola começou a semear a atualização de forma gradual. Além disso, usuários com aparelhos de operadoras podem esperar um tempo maior até a liberação, devido às customizações feitas pelas empresas.

Fim dos grandes updates para alguns aparelhos
Infelizmente, alguns celulares da Motorola receberão a sua última grande atualizaçao de software em 2025. Modelos de sucesso no mercado como os famosos Edge 40 Pro e os aparelhos da linha Razr 2023 morrerão no Android 16. Isso significa que novos recursos não serão mais adicionados, embora o suporte de segurança do Android ainda continue por mais algum tempo.
Os usuários desses aparelhos devem considerar a atualização de hardware para continuar aproveitando as novidades do Android nos próximos anos. Para atualizar, verifique as notificações no seu aparelho ou acesse as configurações de sistema. É recomendável estar conectado a uma rede Wi-Fi estável e manter o dispositivo carregado durante o processo. Além disso, certifique-se de ter ao menos metade da bateria carregada.