O Bloco de Notas do Windows acaba de ganhar uma integração oficial com inteligência artificial e a mudança está gerando polêmica. A nova função "Escrever", disponível na versão 11.2504.46.0 do aplicativo, permite gerar textos com IA dentro do editor, mas só para quem paga uma assinatura do Microsoft 365. A proposta pode parecer útil, mas também levanta um debate: será que faz sentido colocar IA no Bloco de Notas?

Como funciona a IA no Bloco de Notas

Com o novo suporte a IA, agora é possível:

  • gerar novos textos com IA, clicando com o botão direito e escolhendo "Escrever";
  • usar o atalho Ctrl + Q para abrir a caixa de diálogo da IA e digitar um prompt;
  • reescrever trechos existentes, mudando o tom, o formato (lista, poesia, negócios, etc.) ou o comprimento do texto.

O recurso usa uma versão do Copilot da Microsoft, provavelmente com base em tecnologia do ChatGPT, para sugerir textos de forma contextual. Quem testou, diz que a função ainda é limitada, oferecendo apenas respostas curtas.

Bloco de Notas do Windows agora escreve textos sozinho usando a IA
Bloco de Notas do Windows agora escreve textos sozinho usando a IA. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Nada disso é gratuito: é preciso ter uma conta ativa do Microsoft 365 Personal ou superior. No Brasil, o plano mais barato custa R$ 51 por mês. Teoricamente, esse plano já daria suporte ao novo recurso, mas ele ainda não está disponível por aqui.

A polêmica que algumas pessoas estão levantando é que a novidade é lega, mas agora até para usar IA no editor de texto mais básico do Windows é necessário pagar.

Quem não gostou, dá para desativar

Para quem não curtiu a ideia, a boa notícia é que você pode desativar tudo. Basta ir até as Configurações do Bloco de Notas, procurar pela opção do Copilot e desmarcar. As opções de IA, como "Reescrever" e "Escrever", somem do menu automaticamente, sem precisar reiniciar o aplicativo.

É possívle desativar os recursos d eIa do Bloco de Notas. Imagem: Windows Latest/REprodução
É possívle desativar os recursos d eIa do Bloco de Notas. Imagem: Windows Latest/Reprodução

Mas e para você, o Bloco de Notas com IA é mesmo uma boa ideia? Deixe seu comentário!

Fonte