Depois de dois anos usando exatamente o mesmo sensor de câmera principal nos modelos Galaxy S23 e S24, a Samsung parece finalmente pronta para mudar. O Galaxy S26 pode estrear um novo sensor de 50 MP, segundo informações obtidas pelo site GalaxyClub. Embora a resolução continue a mesma, o sensor em si seria diferente do ISOCELL GN3, que está presente nas últimas duas gerações dos Galaxy S.
Câmera do Galaxy S26 deve melhorar a qualidade
Ainda é cedo para cravar todos os detalhes técnicos, mas a fonte afirma que o novo sensor possui características diferentes do atual GN3, o que sugere ganhos relevantes, mesmo mantendo a resolução.

Como iss, é possível esperar melhorias reais em qualidade de imagem, desempenho em baixa luz e processamento de cor, mesmo sem mudar a contagem de pixels.
O componente deve continuar sendo da linha ISOCELL, fabricado pela própria Samsung. Existe até a possibilidade de ser um sensor ainda inédito, que será revelado junto com os novos smartphones.
Se a mudança se confirmar no modelo básico, é provável que o Galaxy S26+ também receba esse novo sensor, isso se o modelo Plus realmente continuar existindo em 2026. Há anos circulam rumores sobre o fim da versão "Plus" da linha Galaxy S, e agora voltaram com mais força já que algumas fontes sugerem que o Galaxy S26 Edge pode assumir o lugar do tradicional modelo intermediário entre o básico e o Ultra.
Por que essa troca importa?
A câmera principal é um dos pontos mais importantes para quem escolhe um smartphone topo de linha, mesmo nos modelos "básicos" da linha S. E a falta de mudanças reais no hardware desde o Galaxy S22 tem incomodado parte do público e da crítica especializada.
Ao atualizar o sensor mesmo mantendo os 50 MP, a Samsung mostra que pode buscar avanços sutis, porém importantes, focando em processamento de imagem, captura em situações extremas e inteligência computacional.
A linha Galaxy S26 deve ser anunciada oficialmente entre janeiro e fevereiro de 2026, mas como é de rotina, até lá vamos ver várias supostas novidades, rumores e vazamentos surgindo por aí.
Galaxy S26 "brasileiro" deve ter Exynos 2600
Segundo fontes sul-coreanas, a Samsung planeja usar o Exynos 2600 em países como Brasil, Europa, Índia e outras regiões da Ásia e América Latina. Já mercados como Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Japão receberiam o Snapdragon 8 Elite Gen 2, ainda não anunciado oficialmente.
O novo Exynos 2600 será feito com o processo de 2 nm da Samsung, e pode trazer uma GPU baseada na arquitetura AMD RDNA4, prometendo avanços em desempenho gráfico, eficiência energética e inteligência artificial. A produção em massa do chip está prevista para começar no segundo semestre de 2025.
Se tudo se confirmar, a Samsung pode sair na frente da Apple, MediaTek e Qualcomm, que devem lançar seus primeiros chips de 2 nm apenas em 2026.