A Apple anunciou ontem, quarta-feira (19), a chegada de novos recursos que serão implementados no iOS 15, próxima versão do sistema operacional dos iPhones e que será revelado pela Gigante de Cupertino na WWDC em junho deste ano, embora a versão final do iOS 15 deve ser lançada apenas em setembro, junto com o iPhone 13. Para este ano a empresa está empenhada em trazer mais inclusão para seus aparelhos, adicionando novas funções de acessibilidade em seus sistemas operacionais.

Funções de acessibilidade

As novidades anunciadas nesta semana pela empresa foram projetados para pessoas com deficência, seja motora, visual, auditiva ou cognitiva, dessa forma permitindo que esses usuários tenham à disposição novos recursos destinados a acessibilidade nos aparelhos da marca, como iPhone, iPad ou Apple Watch; todas as plataformas receberão atualizações que aprimorem a experiência de uso do sistema.

O iPadOS oferecerá suporte para dispositivos de rastreamento ocular de terceiros, com isso o usuário que possui dificuldades motoras poderá utilizar os movimento dos olhos para guiar um cursor e utilizar o portátil. Além disso, a empresa também adicionará o chamado 'VoiceOver', um leitor de tela que fará a descrição em áudio do conteúdo que está sendo exibido no dispositivo.

Exemplificação do VoiceOver. (Foto: Divulgação/Apple).
Exemplificação do VoiceOver. (Foto: Divulgação/Apple).

"O VoiceOver também pode descrever a posição de uma pessoa junto com outros objetos dentro das imagens - para que as pessoas possam reviver memórias em detalhes e, com a marcação, os usuários podem adicionar suas próprias descrições de imagem para personalizar fotos de família.", afirmou a Apple.

A marca informou em seu site que adicionará suporte para aparelhos auditivos bidirecionais, utilizando o microfone integrado a esses equipamentos para permitir que deficientes auditivos tenham conversas no viva-voz e no FaceTime

AssistiveTouch

Essa funcionalidade tem como público-alvo os usuários da Maçã que possuem um Apple Watch, relógio inteligente da empresa e que está constantemente recebendo novidades. No watchOS será implementado o recurso de 'AssistiveTouch', em que será possível realizar alguns comandos no smartwatche sem que seja necessário tocar na tela. A novidade utilizará os sensores do wearable - como leitor de frequêcia cardíaca, acelerômetro e giroscópio, por exemplo - para identificar movimentos musculares e nos tendões do braço, permitindo navegar utilizando movimentos nos membros superiores.

Dentre os comandos que podem ser realizados por meio do AssistiveTouch destacam-se alguns, sendo: atender ou recusar chamadas, controlem um ponteiro de movimento na tela e acessem o Centro de Notificação, o Centro de Controle e muito mais.

"Na Apple, há muito tempo sentimos que a melhor tecnologia do mundo deve atender às necessidades de todos, e nossas equipes trabalham incansavelmente para construir acessibilidade em tudo o que fazemos", disse Sarah Herrlinger, diretora sênior de Política e Iniciativas Globais de Acessibilidade da Apple.

Fonte