Com o avanço da tecnologia, os notebooks ganharam espaço, e superaram os computadores, em especial entre os profissionais e estudantes jovens. Um número ainda maior de jogadores de PC está optando por um notebook gamer ao invés do PC mais poderoso, mas sem mobilidade.

No entanto, quem passou algumas horas jogando em um notebook, sabe que o maior problema que eles têm, é que eles ficam muito superaquecidos. E esse pode ser um problema frustrante, e pode comprometer o hardware do seu notebook também.

Embora o resfriamento de um notebook não seja tão fácil quanto manter um computador de mesa, existem algumas soluções e truques úteis que você pode empregar para manter seu notebook fresco. Neste guia, vamos te mostrar 5 métodos diferentes que você pode usar para resfriar seu notebook e evitar que ele fique muito quente.

5 dicas para esfriar um notebook superaquecido

Abaixo, veja cinco dicas úteis de como resfriar o notebook superaquecido.

1. Compre um refrigerador de notebook

Base para notebook. Créditos: Multilaser.
Base para notebook. Créditos: Multilaser.

Por conta do design compacto dos notebooks, não é incomum que eles superaqueçam. O design compacto em notebooks limita o resfriamento que eles podem ter. Então, se você pode adicionar mais resfriamento ao seu laptop, isso vai ajudar o seu notebook a executar mais legal.

Felizmente, há um monte de bases de resfriamento de notebook no mercado, e eles funcionam de forma eficaz: um refrigerador de laptop é, em essência, um ventilador embutido em um pequeno suporte/bandeja de notebook.

Você coloca a almofada em qualquer superfície que estiver usando seu notebook, então você coloca o seu notebook em cima do pad e liga-o. O ventilador do bloco começa a direcionar o ar para o lado inferior do seu notebook, esfriando-o assim.

As almofadas de resfriamento são bastante baratas, e geralmente fazem um trabalho sólido para manter o seu notebook fresco durante as sessões de jogos de horas. Isso não é surpresa, pois você está adicionando um ventilador extra ao exterior do seu notebook para promover um bom fluxo de ar.

Mas se você não tem dinheiro para uma almofada de resfriamento, você pode investir em um suporte regular - um pequeno bloco em que você coloca seu notebook, dando-lhe espaço para deixar o ar fluir mais livremente.

E, embora seja uma solução muito menos comum, você também pode investir em uma GPU externa. Eles custam um pouco mais do que você pode estar disposto a gastar, mas se você tem dinheiro para investir, uma GPU externa fornecerá laptops mais antigos com mais energia do que gráficos integrados a bordo/integrados, e gerará calor longe do resto dos componentes do seu laptop.

2. Use o seu notebook em uma mesa ou escrivaninha quando possível

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Isso mesmo. A colocação do notebook é a chave de tudo. Enquanto descansar de lado na cama é uma excelente maneira de relaxar, manter seu notebook posicionado em cima de seu monte de cobertas, entre as pernas, ou no colchão, não é a melhor ideia.

Quando se trata de "onde", a sua melhor aposta é colocar seu notebook em uma superfície dura e plana - e não em uma superfície mais macia. Pisos, mesmo madeira, também não são locais ideais para a colocação de notebooks - principalmente por conta do excesso de partículas de poeira flutuando ao redor de onde você coloca seus pés.

Usar o seu notebook em uma mesa ou escrivaninha de computador é ideal. Em suma, usar o seu laptop onde você quiser é uma das maiores vantagens de possuir um, entretanto, se você está jogando ou fazendo algumas tarefas intensivas de CPU, então você vai precisar de toda a ajuda que puder obter.

3. Mantenha o seu notebook limpo

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Certamente isso não é preciso dizer, mas se o seu laptop está entupido com poeira e outros detritos, ele não será capaz de fazer o seu trabalho. Mesmo que você não more em algum lugar onde há muita sujeira ou outras partículas no ar, cada centímetro quadrado da terra está coberto por algum tipo de poeira.

Se você não é um limpador de casas, especialmente se você tem animais de estimação, toda a sua casa está cheia de poeira. Essa poeira está entrando no seu notebook através de suas aberturas e entupindo toda a máquina.

A forma mais fácil de fazer este trabalho é comprar uma lata de ar comprimido, desligar seu notebook e levá-lo para fora. Em seguida, pulverize as pequenas rajadas de ar nas aberturas.

Você também pode tirar os painéis do seu notebook para ter melhor acesso às áreas mais sujas. Entretanto, esteja ciente de que ele pode anular sua garantia, e se você for muito agressivo com o ar comprimido, você pode danificar componentes dentro do seu notebook.

Uma vez que você tenha limpado o máximo de poeira possível do seu notebook, você sempre pode voltar com alguns cotonetes de algodão seco para obter os últimos pequenos restos de pó fora desses pontos difíceis de alcançar.

4. Altere as configurações no seu notebook

Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller
Fonte: Oficina da Net; Fotógrafo: Nicolas Muller

Acredite ou não, há configurações que você pode ajustar em sua máquina para garantir que ela esteja funcionando a temperaturas ideais. Além de garantir que você compre um notebook capaz de atender às demandas dos jogos que você está jogando, você deve verificar e atualizar seus drivers regularmente.

As opções incluem diminuir o brilho da tela, certificar-se de que nada está conectado que não precisa ser conectado e fechar aplicativos de recursos que você não está usando. Verifique também as configurações de gerenciamento de energia do seu notebook, onde você encontrará uma variedade de opções e configurações pré-determinadas que maximizarão a energia economizada.

Se você quiser ter certeza de que suas mudanças estão ajudando, você sempre pode baixar softwares gratuitos como o SpeedFan para monitorar a temperatura do seu computador.

5. Manutenção de rotina e gerenciamento de bateria/carregador

Fonte: Oficina da Net
Fonte: Oficina da Net

Como qualquer dispositivo eletrônico, os notebooks não são construídos para durar da maneira que outros produtos. Como tal, tudo dentro do seu notebook está funcionando com uma vida útil limitada. Então, a manutenção de rotina é imperdível.

E, enquanto limpar seu notebook regularmente faz parte de uma boa manutenção, há outras coisas que você pode querer verificar regularmente para ajudar a manter ele funcionando o mais legal possível.

Se o seu notebook só recentemente desenvolveu problemas de superaquecimento, você pode apenas precisar substituir um ventilador defeituoso. Você geralmente pode dizer se um fã está mal pelo barulho que está fazendo.

Você também vai querer ter certeza de que você não abusar do carregador e bateria do seu notebook. Uma das maneiras mais fáceis de quebrar seu notebook é sobrecarregar. Na maioria dos laptops, a tomada de carregamento é soldada na placa-mãe e se ela sair, será mais caro consertar do que apenas obter um novo notebook. Manter seu laptop conectado o tempo todo é uma maneira fácil de matar a tomada de carregamento.

Além disso, a bateria do seu notebook vai ser mais quente quando ele está carregando do que quando não está. Então, carregar seu notebook à noite depois de terminar de usá-lo, é uma maneira de garantir que ele será executado mais frio.

Em última análise, se o seu notebook está superaquecendo e você está procurando maneiras de ajudá-lo a executar mais legal, os cinco métodos listados acima devem ajudá-lo. Se você tem um laptop mais antigo, porém, pode ser apenas a hora de um upgrade.