Os Chromebooks compatíveis com o Steam foram vazados. De acordo com o site Google9to5, quando o Steam for lançado para o ChromeOS, sistema operacional do Google desenvolvido para notebooks, a gigante das buscas adicionou recentemente uma alteração de código que mostra quais são os Chromebooks que terão suporte.

Há dois anos o AndroidPolice relatou que a equipe do Chrome estava trabalhando em conjunto com a Valve para trazer o Steam para os Chromebooks. A informação foi obtida durante a CES de 2020 durante uma discussão sobre a plataforma e o ecossistema do Chrome com Kan Liu, diretor de gerenciamento de produtos do Chrome OS do Google.

Todos os Chromebooks compatíveis com o Steam no Chrome OS

De acordo com o 9to5google, atualmente a lista de Chromebooks compatíveis é formada principalmente de modelos da Acer e Asus, além de um da HP acompanhando por um Lenovo que ainda será lançado.

  • Volta - Acer Chromebook 514

Volta - Acer Chromebook 514 Fonte: Acer
Volta - Acer Chromebook 514 Fonte: Acer
  • Volet - Acer Chromebook 515

Volet - Acer Chromebook 515. Fonte: Acer
Volet - Acer Chromebook 515. Fonte: Acer
  • Voxel - Acer Chromebook Spin 713

Voxel - Acer Chromebook Spin 713
Voxel - Acer Chromebook Spin 713
  • Delbin - ASUS Chromebook Flip CX5

Delbin - ASUS Chromebook Flip CX5. Fonte: notebookcheck
Delbin - ASUS Chromebook Flip CX5. Fonte: notebookcheck
  • Drobit - ASUS Chromebook CX9

Drobit - ASUS Chromebook CX9
Drobit - ASUS Chromebook CX9
  • Elemi - Chromebook HP Pro c640 G2

Elemi - Chromebook HP Pro c640 G2. Fonte: techprincess
Elemi - Chromebook HP Pro c640 G2. Fonte: techprincess
  • Lindar - o Chromebook da Lenovo que ainda será lançado

[Sem foto atualmente. Será inserida quando o modelo for lançado]

Requisitos mínimos para rodar o Steam no ChromeOS

Não pense que o Steam será executado em qualquer uma das variantes dos Chromebooks citados acima. Há requisitos mínimos para rodar o Steam no ChromeOS. Confira abaixo:

  • Processador (CPU): Intel Core i5 ou Intel Core i7 de 11ª geração.
  • Memória RAM: 7 GB

O site 9to5google diz ter visto evidências de que o Google está testando o Steam em processadores Intel Core de 10ª geração, além de CPUs da AMD. Além disso, a NVIDIA parece estar diretamente envolvida com o desenvolvimento do suporte do Steam para o ChromeOS. Devido a parceria com a MediaTek, a NVIDIA está com planos para ter uma presença maior no sistema operacional do Google para notebooks.

NVIDIA: desenvolvimento de uma placa gráfica discreta

A NVIDIA está trabalhando no desenvolvimento de uma placa gráfica discreta (dGPU) para os Chromebooks, onde seu uso irá focar somente quando o uso for intenso. Considerando que ainda não temos nenhum Chromebook na lista de máquinas com suporte ao Steam, é provável que mais modelos sejam adicionados à lista futuramente. Fique atento para mais atualizações!

Como conectar área de trabalho do Windows ou Mac no Chromebook

Confira em nosso tutorial como conectar a área de trabalho do seu computador Windows ou Mac no Chromebook. Este recurso permitirá que se rode programas que não possuem suporte ao ChromeOS. Essa alternativa se tornou uma excelente escolha após a perda do suporte dos Chromebooks ao Office (acesse nossa matéria e entenda o porquê isso ocorreu).

O que achou da vinda do Steam para os Chromebooks? Você instalaria no seu? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!