Embora a linha de notebooks Vaio não faça mais parte da Sony, ela sempre foi conhecida por oferecer solução de processamento poderosa em formatos finos. O Vaio Z provavelmente é o notebook mais ambicioso da companhia que administra a Vaio até o momento. O laptop possui uma estrutura feita em fibra de carbono moldada em 3D e pesa somente 960g.

Como se não bastasse o corpo do notebook ser 100% em fibra de carbono, o novo Vaio Z conta com uma tecnologia de abertura exclusiva chamada Tilt. Ela permite que o laptop incline de maneira automática o teclado para a posição de digitação mais confortável para o usuário, reduzindo assim o estresse na palma da mão. Além disso, a forma como o corpo do computador fica suspenso, também colabora na refrigeração.

Sistema Tilt exclusivo para o Vaio Z. Fonte: vaio
Sistema Tilt exclusivo para o Vaio Z. Fonte: vaio

A diretora de desenvolvimento de produtos, Daniela Colin, diz:

"A fibra de carbono é tradicionalmente aplicada de forma parcial em laptops, mas no caso do novo VAIO® Z ela faz parte de praticamente todo o corpo, o que resulta em uma leveza e resistência acima da média para máquinas de alto desempenho."

Hardware

Com um processador Intel Core i7-11357H (11ª geração) trabalhando em conjunto com 32GB de memória RAM e um SSD de 2TB NVMe PCIe 4.0, o novo Vaio Z tem tudo para proporcionar ao usuário uma excelente performance. Sua tela LCD de 14" com resolução 4K possui um sistema antirreflexo e tem suporte a uma gama de cores de nível cinematográfico, além de conseguir reproduzir conteúdo com HDR.

Hardware do notebook Vaio Z. Fonte: Vaio
Hardware do notebook Vaio Z. Fonte: Vaio

Para entregar o melhor desempenho ao utilizador, o Vaio Z cria diversos cenários de uso e realiza diversos testes para garantir que cada peça de seu hardware atenda ao uso que está sendo feio de forma a entregar uma melhor confiabilidade e durabilidade. Claro que com este desempenho teria de haver também uma boa performance no carregamento e o notebook é capaz de recarregar a bateria em apenas 60 minutos, oferecendo até 10h e 30min de duração ao usuário.

Lançamento e disponibilidade

O Sony Vaio Z vem equipado com um chip TPM, necessário para a instalação do Windows 11 (veja o que é o TPM aqui), e já se encontra à venda no Brasil por R$19999 no site da Vaio.