Embora a linha de notebooks Vaio não faça mais parte da Sony, ela sempre foi conhecida por oferecer solução de processamento poderosa em formatos finos. O Vaio Z provavelmente é o notebook mais ambicioso da companhia que administra a Vaio até o momento. O computador possui um processador Intel Core i7-11357H quad-core e pesa somente 960g.

O motivo pelo qual o Vaio Z é leve se deve ao fato de sua estrutura ser feita em "fibra de carbono com contornos". Embora você encontre alguns notebooks no mercado que utilize fibra de carbono como, por exemplo, o Dell XPS, estes dispositivos utilizam folhas de fibra de carbono que são unidas por peças de metal ou de plástico. O Vaio Z utilizou fibra de carbono para contornar as bordas do notebook.

Chassi inteiro feito em fibra de carbono dobrada. Fonte: Vaio
Chassi inteiro feito em fibra de carbono dobrada. Fonte: Vaio

Segundo a Vaio, seu notebook passou por 26 testes de queda de superficie. Além disso, ele é capaz de fornecer 13 horas e meia de duração de bateria. O comprador poderá optar por colocar até 2TB de armazenamento, 32GB de memória, e terá gráficos integrados Iris Xe, além de uma tela de 14" com resolução Full HD ou 4K.

O teclado do Vaio Z é retro iluminado e sua tela possui uma webcam com obturador físico. Além disto, ele possui uma porta HDMI e duas portas USB-C. Seu chassi é arredondado e permite que a tela fique na posição de 180°.

Lançamento e disponibilidade

Claro que toda esta estrutura e capacidade não custaria barato, o Vaio Z chega por US$3.579 e já se encontra em pré-venda no site da empresa nos EUA. É um valor bem acima da grande maioria dos notebooks do mercado e provavelmente poucos compraram, porém é interessante o conceito empregado na máquina. Confira abaixo o vídeo promocional do Vaio Z: