Alguns usuários da Lenovo reportaram que seus notebooks não estão carregando corretamente, interrompendo a carga quando a bateria atinge os 60%. Isso ocorre pois os laptops da fabricante possuem uma função escondida que impede o carregamento total do aparelho, com isso diminuindo a autonomia fora da tomada mas estendendo o tempo da vida útil da bateria.

Pode usar o notebook conectado à tomada?

Ainda há vários mitos sobre o uso dos laptops conectados à tomada. Alguns usuários acreditam que essa prática acaba viciando a bateria e danifica o componente, que em pouco tempo perde significativamente sua capacidade inicial de carga e autonomia, algo que acontece em todos os tipos de bateria, seja de Lítio, Níquel-Cádimio, dentre outros.

Especialistas afirmam que utilizar o notebook carregando durante todo o tempo não prejudica a vida útil da bateria, que é medida em ciclos.

" [...] Deixar ligado o notebook na tomada não prejudica a autonomia de bateria. A verdade é que o sistema de energia de um notebook ou smartphone é muito mais sofisticado do que parece. Em especial pelas proteções envolvidas, já que o próprio notebook "corta" o carregamento quando a carga chega a 100%, sendo alimentado diretamente pela corrente elétrica.", diz a Avell em seu blog.

Alguns modelos permitem que o usuário remova o componente, fazendo com que o portátil seja alimentado exclusivamente através da corrente elétrica proveniente da tomada. É, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de preservar a a autonomia da bateria, porém armazenar a peça em um local inapropriado pode causar problemas.

Bateria removível. (Foto: Reprodução/Avell).
Bateria removível. (Foto: Reprodução/Avell).

Por que para de carregar em 60%?

Você já ouviu dizerem que o ideal é carregar a bateria entre 20% e 80% a fim de evitar os ciclos? Pois bem, isso é verdade e evita que a bateria sofra com os ciclos de carregamento, em troca reduz a autonomia fora da tomada. Os notebooks da Lenovo vêm com alguns softwares pré-instalados (também chamados de "bloatwares") que adicionam alguns recursos a mais, como monitoramento do sistema, suporte prioritário, etc.

Dentre esse programas está o 'Lenovo Vantage', que organiza em um só lugar todos os principais recursos para gerenciamento do laptop. Uma dessa funções é o chamado "modo de conservação", que vem habilitado de fábrica e impede que a carga ultrapasse os 60%, dessa forma preservando o hardware.

Leia também:

Desative o modo de conservação

Fique tranquilo, sua bateria não está com problemas! Ao desativar o modo de conservação o notebook voltará a carregar normalmente, embora haja um maior desgaste da bateria.

1º Passo:

Abra o menu iniciar (ou a barra de pesquisa) e procure pelo Lenovo Vantage. Ele vem instalado de forma nativa e não recomendamos que seja desinstalado, visto que o software dispõe de recursos interessantes.

Aplicativo do Lenovo Vantage. (Fofo: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Aplicativo do Lenovo Vantage. (Fofo: Printscreen por Lucas Ribeiro).

2º Passo:

Acessando o Vantage você verá diversas informações do aparelho. No menu superior localize a opção 'Dispositivo' e em seguida vá até a aba de 'Energia'.

Interface do Lenovo Vantage, (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Interface do Lenovo Vantage, (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

3º Passo:

Por fim, desça a página até localizar o 'modo de conservação' e desabilite o recurso. Tendo feito isso reincie a máquina e a carga será feita de 0 a 100%.

Desabilite. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).
Desabilite. (Foto: Printscreen por Lucas Ribeiro).

fff