Em grande parte, os desenhos animados são produzidos e voltados para as crianças. Através das animações, os pequenos aprendem, descobrem e são incentivados a usarem a criatividade. Mas não eles não são os únicos beneficiados. Existem muitas histórias que só podem ser contadas por meio de desenhos por justamente tratarem de temas adultos. Veja 5 desses filmes disponíveis na Netflix.

Festa da Salsicha (2016), Conrad Vernon, Greg Tiernan

Festa da Salsicha (2016), Conrad Vernon, Greg Tiernan
Festa da Salsicha (2016), Conrad Vernon, Greg Tiernan (Reprodução: Netflix)

Não tem como falar de animações adultas e esquecer de "Festa da Salsicha". Recheado de piadas com conotação sexual, palavrões e um tipo de linguagem extremamente agressiva, a animação mostra de forma irreverente a argumentação de simples produtos de supermercado que anseiam ser comprados e consumidos. De qualquer forma, só dá pra entender do que esse filme trata se você realmente pegá-lo para assistir.

Assista na Netflix ⭐Festa da Salsicha

O Fantasma do Futuro (1995), Mamoru Oshii

O Fantasma do Futuro (1995), Mamoru Oshii
O Fantasma do Futuro (1995), Mamoru Oshii (Reprodução: Netflix)

Sem piadas de duplo sentido, mas muito interessante pela sua maturidade visual e temática, "Ghost in the Shell" (ou "O Fantasma do Futuro") é uma animação japonesa que se passa em um futuro em que os ciborgues são comuns no dia a dia e é possível conectar a consciência aos computadores. Neste cenário, a protagonista deve caçar um ciberterrorista hacker que invade a mente de outros ciborgues para cometer seus crimes.

Assista na Netflix ⭐O Fantasma do Futuro

Akira (1988), Katsuhiro Otomo

Akira (1988), Katsuhiro Otomo
Akira (1988), Katsuhiro Otomo (Reprodução: Netflix)

"Akira" é um clássico anime japonês dos anos 80 que conta uma história que até pode ser facilmente compreendida por um adolescente, mas por conta da violência, é melhor indicado para adultos. O enredo se passada na cidade de Neo Tóquio,cercada de atentados terroristas por toda a parte. Dois amigos, Kaneda e Tetsuo, integram uma gangue de motoqueiros que disputa rachas violentas com uma gangue rival, até que um deles encontra uma estranha criança que fugiu do hospital onde era mantido como cobaia.

Assista na Netflix ⭐Akira

A Ganha-Pão (2017), Nora Twomey

A Ganha-Pão (2017), Nora Twomey
A Ganha-Pão (2017), Nora Twomey (Reprodução: Netflix)

Com um visual típico de desenho animado dos anos 80 e 90, "A Ganha-Pão" passa uma mensagem que alerta a nossa mente contra as injustiças que cercam a sociedade. A história se passa no Afeganistão e segue uma garota cuja família ficou sem sustento quando seu pai foi injustamente detido durante a ocupação do Taleban. Visto que as mulheres são proibidas de ganhar dinheiro, ela deve fingir ser uma criança para levar pão para casa.

Assista na Netflix ⭐A Ganha-Pão

Perdi meu Corpo (2019), Jérémy Clapin

Perdi meu Corpo (2019), Jérémy Clapin
Perdi meu Corpo (2019), Jérémy Clapin (Reprodução: Netflix)

"Perdi Meu Corpo" conta a história de uma mão que perdeu seu corpo. Com apenas essa frase, você entende que não existe outra forma de contar essa história, a não ser por meio das animações. A produção foi indicada ao Oscar em seu ano de lançamento, mas venceu três prêmios Annie Awards, dois César Awards e um prêmio de Cannes. Com um visual bem próximo dos animes, o filme traz uma mensagem profunda sobre perda emocional e é uma das melhores opções dessa lista.

Assista na Netflix ⭐Perdi meu Corpo