A Netflix, há 10 anos no Brasil se mantém como a principal plataforma de streaming, ultimamente com as seguidas elevações de preços e conteúdos que não tem agradado, aos poucos vem se mostrando não tão atrativa, a guerra pelos streamings está mais forte que nunca, com diversas plataformas ativas e preços bem mais em conta.

Esse ano a empresa constatou queda no número de clientes, e o CEO Reed Hastings, revelou em conferência o desejo de reduzir o preço com a criação de um plano baseado em publicidade durante a experiência de consumo dos conteúdos.

A Netflix nunca havia se sentido ameaçada, inclusive insistia que os principais concorrentes à plataforma eram Fortnite, Youtube e "dormir". Na conferência de terça-feira passada, Reed admitiu que a Netflix precisa "crescer um pouco", porque seus concorrentes têm "alguns programas e filmes muito bons". Lembrando que o Oscar de 2022 só teve Ataque dos Cães como melhor direção.

Tendo sempre a Netflix defendido a ideia de que propagandas durante o uso da plataforma era algo pouco provável, com mantra de usar a Netflix para "relaxar" sem ser "explorados", parece que mudou. Hastings anunciou que a Netflix está trabalhando em uma versão mais barata apoiada por publicidade, "no próximo ano ou dois".

Corte de gastos?

A Netflix foi uma desbravadora do mercado de streaming, após ser pioneira em construir esse ramo de forma abrangente, ela investiu muito dinheiro na produção própria de conteúdos, onde investidores despejavam dinheiro aplaudindo em pé o rápido crescimento de assinantes. Foi a primeira vez que a empresa disse que reduzirá gastos com criação de conteúdos.

Quando a Netflix vai ter anúncios?

Não há uma data exata para começar esse plano novo, ou mesmo se será apenas um plano ou toda a plataforma deverá ter de fato publicidade. A Netflix vê concorrentes usando desta estratégia e certamente vai largar de abolir a prática e começar a usá-la. Em breve deveremos ter novidades sobre o assunto, o que você acha de propaganda antes de começar um filme ou episódio de séries?