A Netflix é um dos serviços mais amados da população brasileira e mundial, devido ao ato de oferecer conteúdo de entretenimento de qualidade, na hora que você quiser e em diversos dispositivos. Você pode assistir seus filmes e séries favoritos no smartphone, tablet, computador, notebook ou na TV. Mas, algo comum entre os assinantes é o compartilhamento de contas. Afinal, quem nunca pegou emprestado ou emprestou o login na Netflix para uma pessoa da família ou um amigo? Será que isso pode gerar algum problema para o proprietário da conta?

Há muitos mitos sobre o compartilhamento de contas na Netflix, e aqui vamos ver todos os motivos pelo qual você deve tomar cuidado ao compartilhar sua senha.

A Netflix pode impedir o compartilhamento de contas?

Com os últimos aumentos de preço dos planos da Netflix, o compartilhamento de contas se tornou mais comum. E a Netlix sabe disso, mas por que será que o serviço de streaming nunca se preocupou em impedir essa prática, se é sabia que ela existe?

Embora seja possível que a empresa não se importe com o compartilhamento de contas, também é possível que a Netflix não tenha recursos para encontrar e punir os compartilhadores de contas com precisão. 

Se a empresa implementasse um algoritmo que detectasse e banisse as contas compartilhadas, poderia punir acidentalmente assinantes legítimos, como famílias ou colegas de quarto. Essa prática seria extremamente injusta, colocaria em risco a legitimidade dos planos familiares da Netflix e prejudicaria a marca. Por isso, a Netflix alega não ter planos de restringir rigorosamente os usuários que compartilham suas contas.

O compartilhamento de contas da Netflix é legal?

Essa é uma das perguntas mais importantes, afinal, quando você compartilha sua conta na Netflix, está infringindo alguma lei? Depende. De acordo com os termos de uso da Netflix, (Artigo 4.2)

"O serviço Netflix e todo o conteúdo visualizado por intermédio do serviço Netflix destinam-se exclusivamente para uso pessoal e não comercial, não podendo ser compartilhados com pessoas de fora da sua família."

É aqui que as coisas ficam um pouco complicadas. Os membros da sua casa podem ser entendidos como membros da família ou companheiros de quarto que atualmente moram com você e, presumivelmente, usam a mesma conexão à Internet. Mas compartilhar sua conta com seu parceiro ou com um membro da família que more em outra casa, teoricamente, estaria infringindo os termos de uso da Netflix.

Em relação à senha e acesso à conta, os termos de uso da Netflix diz o seguinte:

"A Netflix poderá cancelar ou suspender a sua conta para proteger você, a Netflix ou nossos parceiros contra falsidade ideológica ou outras atividades fraudulentas."

Em resumo: A Netflix diz que seu serviço não é transferível, embora recomende (e não proíba) que você não compartilhe sua senha por motivos de segurança.

Cuidado com a segurança da sua conta

Embora a Netflix não tenha histórico de punições e tão pouco consegue ter controle sobre o compartilhamento indevido de contas, a verdade é que existem outros motivos para que você pense duas vezes antes de compartilhar sua senha e seu login: Ao dividir suas credenciais com alguém, você está dobrando as chances de seus dados serem expostos a hackers.

Outro problema sério acerca da segurança é que, para muitas pessoas, a senha da Netflix é a mesma de outros serviços. O que acaba acontecendo é que, ao dar sua senha da Netflix para alguém, você pode estar dando sem querer a senha do seu e-mail, do seu Facebook ou de outro serviço em que você usa a mesma senha. 

Você pode evitar problemas utilizando um gerenciador de senhas que gere senhas difíceis e diferentes para os diversos serviços que você usa na internet. Para isso, recomendamos você ler os nossos artigos: 

As melhores dicas para nunca mais esquecer a senha

7 dicas de segurança para impedir que aplicativos roubem seus dados

Como compartilhar a Netlix legalmente?

Quando você assina a Netflix, pode adquirir o uso em 1, 2 ou 4 telas, e essa é uma forma legal de compartilhar o serviço de streaming com sua família. Para isso, certifique-se de contratar o plano com o número de telas necessárias, e lembre-se que você poderá usar com no máximo outras três pessoas.

Embora possa parecer contra-intuitivo, o número de perfis que você pode criar por conta não está relacionado ao número de dispositivos que podem transmitir simultaneamente a Netflix. Isso é determinado por quanto você paga. Veja quantas telas você pode aproveitar ao mesmo tempo de acordo com o seu plano:

  • Netflix Básico (R$ 21,90 por mês) - 1 tela
  • Netflix Padrão (US $ 32,90 por mês) - 2 telas
  • Netflix Premium (US $ 45,90 por mês) - 4 telas

Se você tem um plano Básico, você até conseguirá compartilhá-la com um membro da família ou um amigo, mas vocês não poderão assistir ao mesmo tempo programas diferentes.

Removendo os aproveitadores de sua conta

Você suspeita que seu ex ainda está secretamente usando sua conta? Ou que um membro da família compartilhou sua senha com outra pessoa? Então é hora de fazer uma limpeza na sua conta. Para isso, siga os passos abaixo:

1. Abra a Netflix e clique ou toque no ícone do seu perfil. Selecione Conta no menu suspenso.

2. Na seção Configurações, clique em . Confirme clicando em "Sair", na próxima tela.

Feito isso, faça o login novamente na Netflix e visite sua Conta mais uma vez e clique em . Na página que abrirá, digite sua senha antiga e sua nova senha. Repita ela no campo abaixo e depois marque a opção "Exigir login com a senha nova em todos os aparelhos". 

NOTA: Certifique-se de inserir uma senha nova diferente a senha anterior, ou algo que não pode ser facilmente adivinhado - como a sua data de nascimento.