Desde que o Netflix começou a disponibilizar o seriado "La Casa de Papel" não se fala de outro assunto. A série acabou se tornando um fenômeno global, com milhares de fãs ao redor do planeta. Impulsionados pela ideia do seriado, um grupo de ladrões chilenos decidiu se inspirar na história criada para o canal espanhol Antena 3 e tentar roubar um caixa eletrônico.

Dez assaltantes em Maipú, na cidade de Santiago do Chile, tentaram imitar a série fictícia e vestindo-se de macacões vermelhos tentaram roubar um caixa multibanco. O fato ocorreu na madrugada do dia 9 de abril. Bom, como já era de se esperar, nada deu certo, e a ilusão do seriado acabou no mesmo dia.

La Casa de Papel inspira roubo real em banco.
La Casa de Papel inspira roubo real em banco.

Conforme as autoridades chilenas, mencionadas pelo La Cuarta, o grupo explodiu o caixa, porém, sem sucesso. "O caixa multibanco tinha as medidas de segurança necessárias. Além disso, o tempo de resposta da polícia foi de um minuto", disseram. Os ladrões, segundo a publicação, tentaram fugir antes mesmo de pegar o dinheiro.

Dos dez assaltantes, oito acabaram sendo presos. Três deles contam com antecedentes criminais.

La Casa de Papel

A série criada por Álex Pina vem chamando a atenção no mundo. No Netflix, chegou sem alarde, mesmo assim, ganhou força e é um dos assuntos mais comentados no que diz respeito ao mundo Netflix. No seriado, oito assaltantes invadem a Casa Nacional da Moeda da Espanha e fazem várias pessoas como reféns por vários dias. O "cérebro" da operação, chamado de Professor, comanda toda a ação do lado exterior. No decorrer da trama, Tokio, Nairobi, Rio, Berlin, Helsinki, Oslo, Denver e Moscow seguem o plano arquitetado pelo Professor.

Por várias semanas La Casa de Papel liderou o ranking das séries mais vistas. Atualmente, aparece na 39ª posição do topo das séries mais populares do IMDb.