Oficina da Net Logo

Primeiro as damas: Caminhada espacial será realizada somente por mulheres

A notícia foi revelada pela controladora de voos da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, através do Twitter.

Por | @oficinadanet NASA Pular para comentários

Como bem sabemos, as mulheres estão ocupando postos que eram basicamente de homens. No setor aeroespacial não é diferente, e cada vez mais mulheres estão entrando neste mercado. No mês de março, que é comemorado o Mês Internacional da Mulher, um marco histórico espacial irá acontecer.

No dia 29 de março, as astronautas Anne McClain e Christina Koch, da NASA, irão seguir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para realizar a primeira viagem espacial somente de mulheres.

A notícia foi revelada pela controladora de voos da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, através do Twitter. “Caramba, meu Twitter explodiu de empolgação com mulheres fazendo coisas incríveis no espaço e eu amo isso.” 

Astronautas irão realizar primeira caminhada espacial sem a presença de astronautas masculinos.Astronautas irão realizar primeira caminhada espacial sem a presença de astronautas masculinos. Leia em destaque: 10 tecnologias da NASA que estão no nosso dia a dia.

Kristen estará presente no painel de controle, fornecendo suporte à missão, e ainda terá a companhia da diretora principal de voo, Mary Lawrence, e também da chefe de controle de atividades extraveiculares (EVA), Jackie Kagey.

A caminhada irá acontecer durante o Mês Internacional da Mulher, o que não passa de uma coincidência. Um porta-voz da NASA disse que a viagem "não foi orquestrada dessa forma. Essas caminhadas espaciais foram programadas originalmente para o outono".

Kristen Facciol destaca ainda através de seu tuíte que espera que, no futuro, tais fatos não despertem mais atenção por ser “a exceção da regra”.

Vale mencionar que a primeira caminhada espacial feminina aconteceu em 1984, quando a russa Svetlana Savitskaya  se tornou a primeira mulher a pisar no espaço.

No mesmo ano, a astronauta Kathryn Dwyer Sullivan, da NASA, se tornou a primeira mulher norte-americana a realizar esse feito. Até então, todas as astronautas realizaram as suas atividades extraveiculares acompanhadas de astronautas homens.

A expectativa é que a caminhada 100% feminina deva durar cerca de sete horas e será transmitida ao vivo através da NASA TV.

Fonte: The Guardian

Comentários
Carregar comentários