Primeiro as damas: Caminhada espacial será realizada somente por mulheres

A notícia foi revelada pela controladora de voos da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, através do Twitter.

Por NASA Pular para comentários

Como bem sabemos, as mulheres estão ocupando postos que eram basicamente de homens. No setor aeroespacial não é diferente, e cada vez mais mulheres estão entrando neste mercado. No mês de março, que é comemorado o Mês Internacional da Mulher, um marco histórico espacial irá acontecer.

No dia 29 de março, as astronautas Anne McClain e Christina Koch, da NASA, irão seguir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para realizar a primeira viagem espacial somente de mulheres.

A notícia foi revelada pela controladora de voos da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, através do Twitter. "Caramba, meu Twitter explodiu de empolgação com mulheres fazendo coisas incríveis no espaço e eu amo isso." 

Astronautas irão realizar primeira caminhada espacial sem a presença de astronautas masculinos.Astronautas irão realizar primeira caminhada espacial sem a presença de astronautas masculinos.

Kristen estará presente no painel de controle, fornecendo suporte à missão, e ainda terá a companhia da diretora principal de voo, Mary Lawrence, e também da chefe de controle de atividades extraveiculares (EVA), Jackie Kagey.

A caminhada irá acontecer durante o Mês Internacional da Mulher, o que não passa de uma coincidência. Um porta-voz da NASA disse que a viagem "não foi orquestrada dessa forma. Essas caminhadas espaciais foram programadas originalmente para o outono".

Kristen Facciol destaca ainda através de seu tuíte que espera que, no futuro, tais fatos não despertem mais atenção por ser "a exceção da regra".

Vale mencionar que a primeira caminhada espacial feminina aconteceu em 1984, quando a russa Svetlana Savitskaya  se tornou a primeira mulher a pisar no espaço.

No mesmo ano, a astronauta Kathryn Dwyer Sullivan, da NASA, se tornou a primeira mulher norte-americana a realizar esse feito. Até então, todas as astronautas realizaram as suas atividades extraveiculares acompanhadas de astronautas homens.

A expectativa é que a caminhada 100% feminina deva durar cerca de sete horas e será transmitida ao vivo através da NASA TV.

Fonte: The Guardian

Mais sobre: NASA, astronautas, mulheres
Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,28%)
10(56,64%)
15(11,99%)
20(8,58%)
26(7,52%)