O asteroide deve passar a uma distância equivalente a de um quinto do caminho da Lua até a Terra, e o fato deve ocorrer nesta sexta-feira (9), por volta das 20h30, de acordo com informações da agência espacial dos Estados Unidos (NASA).

O asteroide não possui grandes proporções, tendo entre 15 e 40 metros, e durante sua passagem será estudado pela Nasa. Os astrônomos afirmam que o asteroide chegará a 64 mil quilômetros do nosso planeta. Porém não oferece nenhum risco, "passando com segurança" próximo do nosso planeta.

"Embora o 2018 CB seja muito pequeno, ele pode ser maior que o meteoro de Cheliabinsk, que invadiu a atmosfera da Rússia há exatos cinco anos" afirmou o diretor do NEOO, na Califórnia, Paul Chodas, ainda segundo ele. "Os asteroides deste tamanho não chegam tão perto do nosso planeta com frequência - talvez apenas uma ou duas vezes por ano".

Meteorito retirado de lago na Rússia em Cheliabinsk no ano de 2013.
Meteorito retirado de lago na Rússia em Cheliabinsk no ano de 2013.

No caso de Cheliabinsk o meteoro entrou na atmosfera da Rússia e causou sério danos, ferindo mais de mil pessoas, no dia 15 de fevereiro de 2013. Os moradores inclusive chegaram a achar que era uma guerra nuclear que se iniciava.