Durante o Lenovo Tech World, a Motorola apresentou um conceito de smartphone rolável. O dispositivo, que ainda não tem nome, pode alterar seu tamanho de 4 para 6,5 polegadas em poucos segundos. A proposta da fabricante americana não é nova, mas consegue ser diferente de outras apresentadas anteriormente, já que o aparelho se estende verticalmente.

Novo conceito

O smartphone conceito da Motorola aposta em uma ideia interessante: entregar um aparelho compacto que, dependendo da necessidade, pode se expandir para um tamanho médio para facilitar o dia a dia do usuário. O acionamento da tela rolável acontece rapidamente após apertar um botão na lateral do dispositivo.

Geralmente, esse tipo de conceito apresenta um modelo que se estende horizontalmente, saindo de uma tela de celular para um display maior de um tablet. No entanto, a proposta da gigante americana consegue ser bem diferente e, possivelmente, mais útil no dia a dia.

De qualquer forma, o aparelho não passa de um conceito que pode (ou não) ser lançado no futuro. Segundo Ross Young, cofundador e CEO da DSCC, smartphones roláveis podem demorar vários anos para chegar ao público, mas quando isso acontecer, esse formato deve superar os dispositivos dobráveis.

Em uma entrevista, Young disse: "acho que os modelos roláveis tem muito potencial para substituir os aparelhos dobráveis, pois serão mais fino e possivelmente mais leves". Outro ponto a favor do novo formato é que ele pode acabar com o vinco que atrapalha a aparência dos dobráveis.