Pouco falado mas cheio de recursos incríveis, o Pinterest é uma rede social que permite aos usuários compartilhar e descobrir imagens. Aliás, com o lançamento de novas ferramentas, o Pinterest está melhor que o Google Imagens em vários aspectos.

Com mais de 400 milhões de usuários ativos mensais, ele é uma ótima ferramenta para encontrar inspiração para tudo, desde moda e decoração até receitas e viagens.

E o Pinterest tem muitas imagens incríveis. Você pode encontrar fotos relevantes para seus interesses, até mesmo quando não sabe o nome do que está procurando.

Como fazer uma busca por imagens no Pinterest

Existem duas formas de ferramenta de pesquisa de imagens do Pinterest. A primeira é a busca de imagens por palavra-chave e a segunda é a busca de imagens por imagem.

O primeiro modo permite que você use seu desktop ou aplicativo móvel para encontrar imagens visualmente semelhantes com base em pins.

O segundo modo permite capturar uma imagem e descobrir pins com visualizações semelhantes. Neste tutorial, explicaremos o uso de ambos modelos de pesquisa no Pinterest.

Por palavra-chave

A maneira mais comum de fazer uma busca por imagens no Pinterest é usando uma palavra-chave.

Pinterest: Saiba como encontrar imagens com resultados melhores que os do Google

Tempo necessário: 1 minutos

A maneira mais comum de fazer uma busca por imagens no Pinterest é usando uma palavra-chave.

  1. Por exemplo, se você estiver procurando por imagens de smartwatchs, e quer algo bem específico, como um smartwatch da Apple, pode digitar "smartwatch" na barra de pesquisa.

    Passo 1 de: Pinterest: Saiba como encontrar imagens com resultados melhores que os do Google
  2. Mas se você quer resultados mais exatos, o ideal é pesquisar por palavra-chaves específicas. Quanto mais específicas forem suas palavras-chave, mais relevantes serão os resultados da pesquisa. Por exemplo, em vez de pesquisar "smartwatch", você pode pesquisar "Apple Watch".

    Passo 2 de: Pinterest: Saiba como encontrar imagens com resultados melhores que os do Google

Pinterest Lens

Você também pode fazer uma busca por imagens no Pinterest usando uma imagem existente.

Pinterest Lens

Tempo necessário: 2 minutos

A pesquisa por imagem é uma ótima maneira de encontrar imagens semelhantes a uma imagem que você já possui.

  1. Para fazer isso, toque no ícone da câmera na barra de pesquisa.

    Passo 1 de: Pinterest Lens
  2. Em seguida, você pode tirar uma foto ou selecionar uma imagem da sua galeria.

    Passo 2 de: Pinterest Lens
  3. Depois de conceder as permissões de acesso a câmera e a galeria que o aplicativo pede, sua câmera será aberta. Mire no objeto que você deseja pesquisar, clique no obturador e aguarde alguns segundos.

    Passo 3 de: Pinterest Lens
  4. Por fim, você tem duas opções: A aba "Explorar", com imagens de pins semelhantes e a aba "Comprar", com produtos semelhantes a venda.

    Passo 4 de: Pinterest Lens

Observação: para obter uma imagem mais nítida, lembre-se de manter a câmera estável. Ative o flash tocando no raio no canto superior direito da tela da câmera se a foto estiver muito escura.

Dicas para fazer buscas mais eficazes

Aqui estão algumas dicas para fazer buscas por imagens no Pinterest mais eficazes:

Use palavras-chave específicas

Quanto mais específicas forem suas palavras-chave, mais relevantes serão os resultados da pesquisa. Por exemplo, em vez de pesquisar "cachorros", você pode pesquisar "cachorros da raça labrador".

Selecione parte da imagem

Arraste os cantos da região selecionada para destacar a parte da imagem que deseja usar para a pesquisa visual. Suponha que você esteja procurando imagens semelhantes de todo o alfinete. Nesse caso, você pode arrastar esses cantos para os limites externos da imagem.

O resultado da pesquisa visual abaixo do alfinete será ajustado conforme você desloca a área selecionada. Para o aplicativo móvel, você terá que deslizar para cima para ver os resultados exibidos abaixo. No entanto, o Pinterest mostrará as imagens resultantes no lado direito da imagem para usuários de desktop.

Use filtros de pesquisa

Os filtros de pesquisa permitem que você refine ainda mais os resultados da sua pesquisa. Por exemplo, você pode usar filtros para restringir os resultados por cor, estilo ou tipo de imagem.

Exemplos de pesquisas por imagens no Pinterest

Aqui estão alguns exemplos de pesquisas por imagens no Pinterest:

  • Pesquisa por palavra-chave: "Apple Watch"
  • Pesquisa por imagem: foto de um Apple Watch
  • Pesquisa por palavra-chave com filtro de pesquisa: "Apple Watch" (cor: prata)

A busca por imagens do Pinterest é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a encontrar inspiração para tudo, desde moda e decoração a comida e viagens. Com um pouco de prática, você será capaz de fazer buscas por imagens eficazes e encontrar as imagens perfeitas para seus projetos.