Tik Tok entra com processo judicial contra governo de Trump

Após mais uma investida pesada do governo Trump contra as atividades da rede social chinesa em solo americano, o Tik Tok entrou com ação judicial contra o governo americano.

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Nesta semana, o popular aplicativo de vídeos para a internet, Tik Tok, entrou com uma ação judicial contra o governo de Donald Trump. O embate entre as duas partes já tem alguma história desde que Trump começou uma série de investidas contra a rede social chinesa alegando até mesmo que o Tik Tok espionaria cidadãos americanos e teria ligação com o governo chinês.

Após uma ordem executiva de Washington no início deste mês, a ByteDance, na segunda-feira (24), a empresa dona do Tik Tok, entrou com processo contra a administração do presidente estadunidense na Suprema Corte Americana.

O teor da ação é uma contestação à sanção americana contra o aplicativo. O presidente Trump proibiu cidadãos americanos e empresas americanas a realizarem transações com a empresa chinesa. A ação do governo de Trump ainda ameaçou banir o aplicativo do país caso a ByteDance não vendesse todas suas operações em solo estadunidense para empresas locais.

A empresa chinesa veio a público em um comunicado oficial, afirmando que o processo judicial é na realidade uma maneira de proteger os usuários e a comunidade do Tik Tok estadunidense. O aplicativo também contestou os argumentos de Donald Trump de que a rede social seria uma ameaça à segurança nacional. A ByteDance reafirmou que essas declarações não possuem nenhum fundamento e que a empresa não passa informações para o Partido Comunista Chinês, como Trump insiste.

O Tik Tok tem um prazo de 90 dias para resolver sua situação, de acordo com a decisão de Trump. Se o processo judicial movido pela ByteDance não conseguir algum resultado, o Tik Tok pode ter um final nada agradável no país. A Microsoft, Twitter e Oracle demonstraram interesse em comprar as operações do aplicativo, que não cedeu até o momento com qualquer intenção de venda. Somente nos EUA, o Tik Tok possui 100 milhões de usuários, grande parte do seu mercado.

Melhores celulares Xiaomi para comprar agora

Conteúdo relacionado

10 Tiktokers mais famosos em 2021 (Outubro)
Redes sociais

10 Tiktokers mais famosos em 2021 (Outubro)

Resolvemos trazer a lista dos dez maiores tiktokers famosos, sendo que todo mês atualizamos a lista com o número de seguidores, um pequeno resumo e foto de perfil do tiktoker.

Músicas do TikTok: veja as 10 mais usadas em setembro de 2021
Entretenimento

Músicas do TikTok: veja as 10 mais usadas em setembro de 2021

Os usuários mais assíduos da rede social, que não passam um dia sem conferir o aplicativo, já conhecem os áudios mais usados. Mas, você sabe a história por trás de cada som?

TikTok: Aquisição do aplicativo por empresa americana deverá trazer benefício para todos
Mercado Tech

TikTok: Aquisição do aplicativo por empresa americana deverá trazer benefício para todos

A proibição do aplicativo de vídeo curto chinês, TikTok, agora parece uma transação comercial para o presidente dos EUA, Donald Trump.