O eclipse solar total que irá acontecer na próxima segunda-feira, 21 de agosto, será transmitido por duas redes sociais, o Twitter e Facebook.

Através de uma parceria com o The Weather Channel, o Twitter irá transmitir ao vivo o eclipse solar, enquanto que o Facebook vai utilizar imagens da Nasa e vai promover a transmissão ao vivo em 360º pelo Live, com resolução em 4K, para mostrar o evento que deve começar às 17h no horário de Greenwich, e 14h no horário de Brasília.

Transmissão ao vivo pelo Facebook Livestream
Transmissão ao vivo pelo Facebook Livestream

De acordo com o Facebook "os Estados Unidos experimentarão o primeiro eclipse solar total de costa a costa em 99 anos, tornando este o evento astronômico mais importante na era das redes sociais".

O livestream será interativo para que o usuário possa sentir que realmente está acompanhando o evento. Sendo assim, na próxima segunda (21) ao abrir o feed da rede social o usuário vai se deparar com a seguinte frase "Experimente o eclipse solar total: hoje, milhões de americanos vão ver o céu como nunca antes viram. Junte-se a nós para este evento cósmico raro e belo".

Ao clicar no link, o usuário será automaticamente direcionado a cobertura ao vivo na página da Nasa no Facebook. Além disso, a agência espacial pretende publicar novo efeitos e filtros no recurso da câmera do Facebook para promover a hashtag #Eclipse2017.

Twitter

O streaming prevê imagens ao vivo de cidades em Idaho, Illinois, Missouri, Nebraska, Kentucky, Oregon, Carolina do Sul, Tennessee e Wyoming. Este é aproximadamente o caminho necessário para a que o satélite natural bloqueie completamente o Sol. A transmissão irá acompanhar a sombra da Lua, que vai viajar da costa oeste para a costa leste dos Estados Unidos.

Transmissão ao vivo pelo Twitter
Transmissão ao vivo pelo Twitter

Os meteorologistas Ari Sarsalari e Domenica Davis vão acompanhar a transmissão que contará com imagens de alta resolução e de drone produzidas pela rede de rastreadores de tempestades, além de eclipse em tempo real, uma verdadeira cortesia da Nasa.

Para acompanhar o streaming através do aplicativo do Weather Channel, basta acessar o site Weather.com ou o link no Twitter.