Após falhar em trazer em seu projeto de sistema operacional mobile (Windows Phone/Windows Mobile), a Microsoft encerrou a iniciativa em 2019. Porém, a empresa não desistiu totalmente do mercado mobile e quer competir com Apple e Google. Durante uma entrevista com o The Times, Phil Spencer, responsável pela divisão do Xbox, revelou que a Microsoft planeja criar uma loja de aplicativos mobile (celulares e tablets) para concorrer com a Play Store (Android) do Google e a App Store (iOS) da Apple.

Nova loja de aplicativos mobile está nos planos da Microsoft

Nova loja de aplicativos mobile deverá ser lançada pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net
Nova loja de aplicativos mobile deverá ser lançada pela Microsoft. Fonte: Oficina da Net

Na entrevista feita pelo The Times, Phil Spencer, responsável pela divisão do Xbox, estava sendo questionado sobre os planos da Microsoft ao adquirir a Activision Blizzard, mesmo havendo uma certa oposição e preocupações por parte de órgãos reguladores e da Sony. Porém, não foi somente esta pauta que foi abordada, pois Phil acabou revelando uma informação que não havia sido mencionada anteriormente em outras ocasiões: a intenção de concorrer com as lojas de apps mobile.

Uma área em que a Microsoft espera que o acordo possa aumentar a concorrência é nas lojas de aplicativos móveis, dominadas pelo Google e pela Apple. Ela quer criar um serviço rival, começando pelos jogos. "Definitivamente, recebemos apoio dos reguladores quando falamos sobre a abertura do celular e ser uma alternativa confiável de terceiros para esses dispositivos - e estamos muito longe disso hoje.

Infelizmente, depois da fala acima, não foram dados mais detalhes a respeito dos planos da Microsoft para o lançamento de uma nova loja de aplicativos mobile.