O Excel do Microsoft Office agora permite que o usuário insira imagens nas células de acordo com a desenvolvedora do Windows. Há um bom tempo os utilizadores do Office vem pedindo à Microsoft para que permita a inserção de imagens diretamente nas células. Agora finalmente a empresa está atendendo aos pedidos e implementou a função "image" (imagem em inglês) no Excel para Windows, macOS, iOS e Android.

A função de inserir imagens nas células ao invés de deixá-las "flutuando" no topo abre diversas possibilidades de criação. O usuário poderá criar tabelas mais intuitivas, que se autoexplicam sem muito esforço. Além disso, o recurso permite não só a inserção de imagens, mas também a configuração de largura e altura, além de textos alternativos.

Agora é possível inserir imagens diretamente nas células do Microsoft Excel. Fonte: Vitor Valeri
Agora é possível inserir imagens diretamente nas células do Microsoft Excel. Fonte: Vitor Valeri

Excel: Como inserir uma imagem em uma célula

Com a última atualização do Microsoft Excel, é possível inserir uma imagem em uma célula a partir da função "=IMAGE(source)". Exemplo: =IMAGE("https://support.content.office.net/en-us/media/2d9e717a-0077-438f-8e5e-f85a1305d4ad.jpg", "Sphere"). Confira abaixo uma amostra de como ficará.

Inserindo uma imagem em uma célula no Microsoft Excel. Fonte: Microsoft
Inserindo uma imagem em uma célula no Microsoft Excel. Fonte: Microsoft

Note que a função "IMAGE" possui diversas limitações e problemas conhecidos no momento. São elas:

  • Se a URL para o arquivo de imagem que você está usando estiver apontando para um site que requer autenticação, a imagem não será renderizada.
  • Aumentar e diminuir o zoom com imagens nas células pode distorcer as imagens.
  • A movimentação entre plataformas (por exemplo, Windows e Mac) pode resultar na renderização irregular da imagem.

Lançamento e disponibilidade

O novo recurso de inserção de imagens em células no Excel já está disponível. Entretanto, para acessá-lo é necessário atualizar o Excel para a versão 2209 (compilação 15608.10000) no Windows, 16.65 (compilação 22080701) no macOS, 2.65 (compilação 22080701) no iOS ou 16.0.15608.10000 no Android.